'CORREIOS DO CRIME'
Chefe do MP defende que advogados de faccionados tenham conversas gravadas nos presídios
Geral | 25 de Novembro de 2024 as 21h 29min
Fonte: Repórter MT

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Junior, chefe do Ministério Público, defendeu que as conversas entre presos ligados a facções e seus advogados sejam gravadas dentro dos presídios mato-grossenses, como uma estratégica para frear o crime organizado.
De acordo com Deosdete, alguns desses advogados têm atuado como “correios do crime”, ajudando seus clientes faccionados a continuar cometendo desmandos de dentro das cadeias.
“Essas pessoas continuam falando lá de dentro, com muitas vezes advogados que usurpam dessa função, que são poucos ‘correios do crime’- e aqui eu faço uma deferência à OAB, eu respeito a essa instituição tão essencial à democracia -, mas nós precisamos relativizar esse direito sim. O advogado que está atendendo um faccionado, ele tem que ter a sua conversa gravada para o bem da sociedade”, disse ele, durante evento em que o Governo do Estado lançou o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado", nesta segunda-feira (25).
Para o procurador-geral, todo o esforço do Estado e do Judiciário tem sido em vão e é preciso “tocar nessa ferida”.
“Eu vejo o esforço do poder executivo, eu vejo o esforço do Poder Judiciário, eu vejo o esforço do Ministério Público. Os nossos clientes estão todos presos, salvo raríssimas exceções. (...) Passou da hora de discutirmos sobre isso. Nós precisamos colocar o dedo nessa ferida, as penas são brandas, o processo ainda é muito lento, são muitas instâncias recursais.”
Deosdete destacou a frustração do Ministério Público e das forças de segurança, que investigam, oferecem as denúncias e levam os bandidos à prisão, onde eles continuam cometendo os crimes como se ainda estivessem livres.
“Eu espero que daqui alguns meses a gente possa colher resultados bastante promissores, porque é muito desanimador. Oferecemos denúncias, conseguimos condenações para essas pessoas continuarem de dentro dos nossos presídios praticando crimes e mandando degolar pessoas, isso é o pior”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Obras de esgoto no Setor Comercial atenderão 1.800 moradores
Trabalhos estão concentrados na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras
18 de Agosto de 2025 as 14h4250 kg de cocaína são achados em veículo da saúde de cidade do interior
18 de Agosto de 2025 as 15h16Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33