Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Asfalto em “terrenos de engorda” fica pronto primeiro

Imóveis antigos, em área altamente valorizada, receberam a pavimentação grátis antes dos bairros

Geral | 30 de Outubro de 2020 as 17h 27min
Fonte: Jamerson Miléski

Dez quadras, em uma área de alto valor comercial na cidade de Sinop, que abrigam uma única empresa e 4 casas acabam de receber o cobiçado asfalto. A Termax Terraplanagem – empresa contratada pela prefeitura de Sinop – aplicou esta semana a capa asfáltica nas ruas Valdir Doerner e Valentin Dalastra, no trecho a partir da Avenida Alexandre Ferronatto até a Rua Recife. Essas 10 quadras fazem parte do “Distrito Industrial Norte”, uma das áreas mais antigas da cidade, prevista desde o plano urbano original de Sinop.

Diferente dos já extintos programas de asfalto comunitário, os donos desses imóveis não terão que pagar um extra pela pavimentação. A obra é custeada com recursos do Finisa – um empréstimo obtido pela prefeitura de Sinop junto a Caixa Econômica no valor de R$ 99 milhões. Essas duas ruas e mais 4 vias transversais fazem parte do contrato 036/2020, no valor de R$ 11,6 milhões, que inclui também outras ruas do Industrial Norte.

Nesse trecho que recebeu a capa asfáltica nesta semana estão terrenos grandes, de alto valor comercial, vazios há muitos anos. As edificações se resumem a 4 casas e uma empresa de navegação – administrada por familiares de um candidato a prefeito de Sinop.

Os imóveis vazios, que ficam a menos de 800 metros de distância da Avenida Júlio Campos, a principal de Sinop e próximo ao futuro shopping, acabaram recebendo o asfalto bem antes de bairros longínquos, também contemplados pelo Finisa.

É o caso do Alto da Glória. Embora o bairro esteja na entrada sul de Sinop, é uma das regiões mais distantes do eixo urbano. A pavimentação do Alto da Glória estava na primeira licitação lançada para executar obras com recurso do Finisa, ainda em julho de 2019. Em setembro de 2019 a ordem de serviço foi dada, mas o contrato acabou sendo suspenso em dezembro do ano passado.

Foram necessários 8 meses para que a obra fosse retomada. Oficialmente, a pavimentação no bairro recomeçaria em agosto desse ano, mas foi só no começo de outubro que as máquinas de fato imprimiram um ritmo mais forte. De acordo com o sistema Geoobras Cidadão, do Tribunal de Contas do Estado, nenhuma medição ainda foi paga após a retomada dos serviços.

Nesta semana as chuvas começaram a cair com mais intensidade no município, o que compromete a execução de obras de pavimentação. Com as ruas “escavadas”, sem a realização da base e da sub-base, a chuva que caiu sobre o bairro nesta quinta-feira (29), deixou as ruas intransitáveis.

Veja as imagens: