Clima
Após dias de calor intenso, chuva chega a MT e Inmet alerta para risco de tempestade
No entanto, o período de alívio não deve durar muito e as chuvas estão previstas para começar “de verdade” em outubro
Geral | 15 de Setembro de 2024 as 19h 37min
Fonte: Unica News
A primavera se aproxima e com ela um aumento gradual da frequência de eventos de chuva, isto porque, está uma estação de transição para o período mais úmido do ano — o verão. Essa alta na umidade e a massa de ar quente que circula pelo estado trouxe alívio do calor para algumas cidade e já acarretou chuva em alguns municípios como: Brasnorte, Colniza e até Poconé.
Em Cuiabá, assim como a maior parte dos municípios mato-grossenses, a chuva ainda não chegou e o calor intenso ainda predomina. Mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já alertou para risco de tempestades e a trégua no calor deve chegar para a Capital e outas 71 cidades.
O alerta é amarelo, o que significa chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos que pode variar entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
No entanto, o período de alívio não deve durar muito, confira a previsão para a Capital:
Conforme o Inmet, segunda-feira (16) deve ser o último dia do alívio breve alívio sentido pelos cuiabanos. Durante o dia, o céu será coberto com muitas nuvens e as pancadas de chuva deve ser isoladas. Os ventos podem chegar até 15 km/h e temperatura deve variar entre 25 e 36 graus. A umidade do ar também melhora, em relação as últimas semanas, e pode chegar a 55%.
Na terça-feira (17), o céu deve estar repleto de nuvens, mas não deve chover. Mesmo com ventos de até 8 km/h, a temperatura volta a subir, chegando a máxima de 39 graus.
O céu terá poucas nuvens na quarta-feira (18) e, além disso, uma névoa seca volta a pairar no ar. Os ventos chegam a, no máximo, 6 km/h e não há previsão de chuva. Seguindo o ritmo do dia anterior, a temperatura continua subindo e os termômetros podem marcar até 43 °C.
A umidade do ar volta a cair na quinta-feira (19), atingindo no máximo 35%. Com isso, os forte ventos, de até 11 km/h, devem ser secos, mas não chove. Durante o dia o céu deve ser cheio de nuvens e à noite deve permanecer encoberto pela nebulosidade. A mínima é de 29 graus e a máxima de 42 graus.
Finalizando a semana, o céu de sexta-feira (20) deve ter algumas nuvens durante o dia e aumentar até o cair da noite, mas ainda sem chuva. A miníma é de 30 graus, mas os termômetros podem marcar até 42 °C.
O período de chuva deve começar “de verdade” em outubro, com a mudança de estação do inverno para a primavera, mas chegará a Mato-Grosso em etapas. A precipitação deverá chegar primeiro ao oeste do estado, isso deve ser no início do próximo mês. Entre a primeira e segunda quinzena deve atingir o centro-sul e alcançará por último o nordeste do estado, o que só deve acontecer na segunda metade de novembro.
Em períodos chuvosos, especialmente quando há alerta de tempestade, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O Inmet instrui: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Notícias dos Poderes
Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03