Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Alagamentos comprometem a mobilidade urbana

Chuva torrencial revela velho problema na drenagem na área central

Geral | 07 de Abril de 2020 as 17h 22min
Fonte: Redação

Foto: GC Notícias

A ineficiência da rede de drenagem de águas pluviais na área central de Sinop voltou a ficar em evidência na manhã desta terça-feira (7). Uma chuva torrencial, que iniciou por volta das 7h da manhã, em menos de uma hora, fez ruas e avenidas ficarem cobertas por água.

Em alguns trechos, havia mais de 40 cm de água sobre a pista de asfalto. Alguns valetões, que recebem o sistema de drenagem, extravasaram. No cruzamento da Avenida das Itaúbas, com Avenida Júlio Campos, em frente a catedral, a água ficou acima do nível das calçadas. O mesmo aconteceu próximo a praça Plínio Callegaro, Avenida das Acácias.

O sistema de drenagem da área central, que tem como referência a Avenida Júlio Campos, foi construído para que a água escoe em direção à Avenida do Ingás, desaguando no Córrego Marlene, dentro da reserva permanente que fica aos fundos da Unemat.

Para chegar até esse ponto, no entanto, toda a água – que escorre a partir da Avenida dos Jacarandás, entre a Av. das Figueiras e Av. das Embaúbas – precisa fluir pelo valetão da Avenida das Itaúbas, em direção ao Sul. Dalí é repartido pelas valas nas avenidas das Embaúbas e Caviúnas, fazendo um “contorno”, até alcançar o valetão da avenida dos Ingás.

A explicação é do engenheiro da prefeitura, Ronaldo Silva. Em uma chuva torrencial, como a registrada hoje, o sistema sobrecarrega e a água invade as pistas de rolagem.

Ao longo dos anos diversas “manobras” de engenharia foram feitas para contornar o problema. Uma galeria com manilhas, em ângulo de 35º foi instalada na junção da Avenida dos Ingás com Av. das Saudades. A correção aumentou a capacidade de fluxo, onde antes era um estrangulamento do sistema de drenagem. Ainda assim, na chuva de hoje, a galeria estava no seu limite (veja no vídeo).

Além da área central da cidade, também foram registrados alagamentos que comprometeram a mobilidade urbana na Avenida dos Jatobás (jardim Jacarandás), na perimetral Sul (Joaqui Socrepa com Avenida das Itaúbas), e nas vias que costeiam a BR-163, perimetral Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho.