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Sinop

Ajudando empresas a descobrir o seu “propósito”

A melhor propaganda que uma empresa pode fazer é conhecer a sua essência

Geral | 09 de Julho de 2020 as 11h 14min
Fonte: Jamerson Miléski

Todo negócio nasce com o sonho de um empreendedor. Esse sonho, quando se materializa, vira uma “porta”, uma entre tantas outras, na beira do asfalto. A “porta” compra coisas, vende coisas. A porta presta serviços e também os consome. Para alguém, essa porta, gigante ou pequena, será fundamental para viver melhor.

Essa é a pedra basal da filosofia da iSense Comunicação – uma agência de publicidade de Sinop, recente, mas que tem crescido em uma velocidade que chama a atenção. Ao entender que cada empresa cumpre com um papel na complexa teia que forma a nossa vida em sociedade, a iSense vai na contramão da publicidade ortodoxa.

Esqueça campanhas milionárias estreladas por rostos famosos. O “método iSense” começa com uma jornada para dentro daquela porta que um dia o sonhador ousou abrir. “As marcas, na sua grande maioria, surgem com um propósito genuíno, edificador, contagiante. Em algum momento da sua trajetória, seja pelas dificuldades de manter o negócio ou pelo cotidiano, essa essência acaba se perdendo. Os colaboradores deixam viver a essência. Os donos também. A atividade se robotiza e a empresa já não reconhece qual é o seu papel na sociedade”, conta a fundadora e diretora da iSense, Cynthia Costamilan.

Perder a “essência” implica em não saber mais qual é o propósito daquela “porta” existir. Uma percepção que inevitavelmente chegará ao cliente. “De um lado temos empresários cansados, vivendo em um leilão de preço, enxugando gastos a qualquer custo para tentar ganhar o cliente no preço. São pessoas que se ganhassem uma fortuna hoje, fechariam seus negócios. Do outro temos empresas que trabalham exatamente da forma que gostariam, donas de uma essência que transparece para toda sociedade. São marcas que o cliente nutre estima, afeto e que sentiria muito se um dia fechasse suas portas”, comenta Cynthia.

Parece um papo motivacional “fofo” – típico da geração dos milênios – mas tem método. Quando a iSense assume uma conta publicitária, o primeiro passo é fazer esse diagnóstico: afinal, qual é a finalidade dessa empresa? Conhecer o propósito de cada negócio, explica Cynthia, é a forma mais certeira de identificar qual é a verdade. Enquanto a propaganda da década de 90 usava e abusava da ilusão – com cowboys fumando, siris bebendo cerveja e carros ruins dando um show em pistas de corrida – a publicidade hoje é uma ferramenta para se conectar com o consumidor ideal para cada empresa. “O mais importante é entregar a verdade. Inspirar as pessoas e a sociedade ao seu modo também. Mas primeiro entregando a verdade. A propaganda deve ser a essência do que cada empresa tem a oferecer. E todas tem algo a oferecer”, defende a publicitária.

Por isso a atuação da iSense acaba sendo mais de consultoria do que uma agência de publicidade em si. Desrobotizar a empresa, explica Cynthia, é o primeiro passo para tirar o cliente do piloto automático. “O consumidor certo verá a empresa e vai escolher por ela, independente da enxurrada de propaganda na TV ou dos preços em oferta”, enfatiza.

No final, esse “autoconhecimento” faz com que a empresa consiga gastar de forma mais eficiente os recursos que dedica à publicidade, além de gerar um efeito multiplicador. O conceito de que a melhor propaganda é a boca-boca, explica Cynthia, continua mais em voga do que nunca. “Se a empresa souber qual é a sua essência, ela vai transparecer seu propósito em sua publicidade e isso cativará clientes que vão defender a marca como se fosse parte dela – e na verdade são. É um novo padrão de consumo, de um novo tempo, que acabou sendo acelerado por essa pandemia”, destacou.

Até o dia dessa entrevista, 35 empresas já haviam adotado a iSense como sua agência de publicidade. Nessa lista estão desde portas “pequenas” até algumas gigantescas, como a Usina Hidrelétrica de Sinop, o Frigorífico Frigoweber, o Frigobom e a construtora Imasa. Essas são empresas que a iSense ajuda a resgatar e manter o sonho primordial vivo.

Mas e quanto a iSense? Qual seria o propósito dessa sonhadora agência de publicidade? “Nós trabalhamos para ser a agência das empresas que já entenderam o seu papel no mundo”, responde Cynthia.

 

Nem sempre foi assim

O que a iSense vende é quase um “auto-exemplo”. Esse discurso que poderia ser confundido com o de um monge-tibetano em nada lembra a recente história da agência.

Formada em marketing e análise mercadológica, Cynthia trabalhou muitos anos no acirrado departamento comercial da Rede Globo, em Mato Grosso. O ofício lhe condicionou a uma postura competitiva e por vezes colocou em sua caixa de ferramentas estratégias bem mais agressivas daquelas que hoje a iSense propaga.

Quando abriu sua primeira agência, a Mandarina, todas essas características acabaram sendo transportadas. “Acabamos sendo agressivos, comercialmente falando. Focados para levantar negócios rapidamente. Hoje ainda é assim, mas com um norte mais claro e mais justo”, reconhece.

Sentindo a fadiga que todo empreendedor que perde seu propósito sente, Cynthia buscou respostas em novas capacitações. Fez um curso de imersão através na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo-SP. Mas a “chave” virou mesmo quando estava atendendo um de seus clientes. “Eu havia proposto uma campanha grande, estrelada por uma personalidade famosa daquele setor. O dono da empresa olhou para mim e disse: ‘essa não é nossa verdade; não é para isso que existimos’. Cheguei a contestá-lo na hora mas ele estava absolutamente certo. Esse não era o negócio dele. Ele sabia a função da sua empresa existir. E seus funcionários também. Tinha muito mais coisa para mostrar dessa empresa que o rosto de um famoso”, conta.

Foi nesse dia que a iSense – e sua indissociável fundadora – sentiram a sua essência.

 

Exportando o modelo

O método que a iSense aplicou em si – e depois multiplicou em outras empresas – não ficou confinado no Norte de Mato Grosso. A agência, em 2020, se prepara para escalonar o seu case e multiplicá-lo em todo território nacional.

Segundo Cynthia, um material com a metodologia iSense foi desenvolvido para ser multiplicado à distância, para outras empresas, de pequeno, médio e grande porte.

A fórmula iSense funcionará como um protocolo de ações, acompanhado a distância, calçado na principal plataforma de comunicação e de publicidade dos tempos atuais: a internet.