Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Aeroporto de Sinop passa ter carta RNAV

Procedimento é o primeiro passo para operação de pousos e decolagens por instrumentos

Geral | 28 de Março de 2019 as 11h 45min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

O Aeroporto de Sinop acaba de avançar mais um ponto rumo à operação por instrumentos. O DECEA (Departamento e Controle do Espaço Aéreo) publicou hoje, quinta-feira (28), as cartas RNAV do Aeroporto João Batista Figueiredo.

Companhias aéreas e pilotos já estão recebendo as cartas de orientação para pousos e decolagens no aeroporto de Sinop. De acordo com o administrador do aeródromo, Frederico Bernardo, as cartas RNAV funcionam como um importante instrumento de orientação para pousos e decolagens no município. “Uma carta RNAV é, basicamente, um mapa referenciado que orienta o piloto para proceder com os pousos da maneira mais segura. Esse mapa contém um traçado que já foi checado. As cartas RNAV trazem o procedimento mais seguro para pouso e sobrevoo em determinado aeroporto”, explicou Frederico.

Também chamado de Navegação de Área, o RNAV é um método de navegação por regras de voo por instrumentos que permite que uma aeronave escolha qualquer curso dentro de uma rede de sinalizadores de navegação, em vez de navegar diretamente a partir dos sinalizadores. Isso pode economizar distância de voo, reduzir o congestionamento e permitir voos para aeroportos sem balizas.

Para chegar a ter o RNAV, o aeroporto de Sinop venceu uma sequência de etapas, como a homologação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações de Trafego Aéreo, da estação meteorológica e os PAPI’s (Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão). Com as cartas de navegação de área, o próximo passo para a instrumentalização é a certificação do aeroporto.