Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Banda larga

ABRINT promove evento em Sinop para discutir futuro da banda larga no Mato Grosso

Geral | 24 de Agosto de 2016 as 08h 21min
Fonte: Guilherme Borini

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realiza, no dia 30 de agosto, em Sinop (MT), a quarta edição do “ABRINT na Estrada”. O foco do evento, que reunirá mais de 100 participantes, entre associados, empresários e provedores regionais, é discutir o cenário de banda larga no estado do Mato Grosso e no restante do país, além de contribuir com o desenvolvimento das redes de fibra óptica na região.

Assim como diversas outras regiões do Brasil, Mato Grosso apresenta uma baixa porcentagem de acesso à internet banda larga. De acordo com dados do PNAD 2014 - a última versão divulgada pelo IBGE -, somente 51,2% dos domicílios do estado contam com acesso à internet. O número reforça a importância de ações regionais para o desenvolvimento e expansão das redes de fibra ótica no estado, seguindo a principal missão da ABRINT: universalizar o acesso à internet banda larga em todo o Brasil.

“Os provedores regionais são essenciais para o desenvolvimento do país, levando o acesso à internet banda larga para as regiões distantes dos grandes polos. O foco da ABRINT é valorizar cada vez mais o trabalho destes profissionais, proporcionando treinamentos e debates sobre o setor. Buscamos conquistar dia a dia os melhores incentivos financeiros junto às autoridades publicas para o desenvolvimento da fibra óptica em todos os municípios brasileiros, especialmente os menores, que não são atendidos pelas grandes operadoras”, declarou Erich Rodrigues, presidente da ABRINT.

Os conteúdos das palestras do encontro serão voltados ao treinamento e capacitação dos provedores regionais, abordando temas cotidianos destes profissionais. Entre eles, tópicos relacionados à tributação em telecomunicações, gestão e planejamento de redes. As inscrições são gratuitas aos associados da ABRINT e, para não associados, o custo é de R$ 25.

No dia seguinte (31), os participantes terão a oportunidade de participar de um mini curso sobre o IPv6, a versão mais atual do protocolo de Internet. O curso será ministrado por profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Consolidado entre os provedores regionais de diversas localidades, o “ABRINT na Estrada” chega a sua quarta edição. Iniciado no final de 2015, as outras cidades contempladas foram Feira de Santana (BA), Pouso Alegre (MG) e Imperatriz (MA). A programação completa do evento em está disponível no site: https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-ma-2016030416492-20160725164913

 

Agenda

“ABRINT na Estrada”

Data: 30 de agosto de 2016

Horário: 08h às 18h (Horário local)

Local: Hotel Ucayali - Avenida das Figueiras, 180, Setor Comercial – Sinop (MT)

Inscrições: https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-ma-2016030416492-20160725164913

“Mini-curso sobre IPV6” – NIC.br

Data: 31 de agosto de 2016

Horário: 08h às 18h

Local: Hotel Ucayali - Avenida das Figueiras, 180, Setor Comercial – Sinop (MT)

 

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para o LACNIC, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil.

 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.