Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Geral

8M: Movimento de mulheres retorna às ruas de Cáceres no dia 7 de março

Além de Cáceres, Sinop e Colíder preparam atos para o Dia Internacional de Luta das Mulheres

Geral | 28 de Fevereiro de 2020 as 14h 11min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

Mais juntas que nunca em defesa da democracia. Esse é o espírito que levará centenas de mulheres às ruas de Cáceres no próximo dia 7 de março em um grande ato de luta, reflexão e protesto no Dia Internacional da Mulher, marcado anualmente no Dia 8 de março. Em Cáceres, o ato conta com uma extensa programação entre oficinas, marcha e apresentações, tudo organizado pela Associação dos Docentes da UNEMAT (ADUNEMAT), por meio de sua subseção local.

Já é tradição fazer atos, marchas, debates, greves e paralisações em nome de diversos direitos no Dia Internacional da Mulher: liberdade de escolha, direitos trabalhistas, poder sobre seu corpo, empoderamento, luta contra o fascismo, o machismo, contra a lesbobitransfobia, direito de ir e vir, dentre outros. As pautas são diversas e cada vez mais latentes. Neste ano, as mulheres estão ainda mais organizadas e de mãos dadas para ocupar as ruas e fazer ecoar o grito contra todos os retrocessos que o governo Bolsonaro vem legitimando. A defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade também entram em pauta na programação das atividades que serão desenvolvidas pelo Sindicato em outras cidades, além Cáceres, como é o caso de Sinop e Colíder.

“Esse ano, vamos expressar nossa contrariedade e desgosto com as atitudes machistas do governo Bolsonaro e seus aliados, vamos dizer que lutamos pela democracia, pela educação e pela vida das mulheres”, reforçou uma das representantes da ADUNEMAT subseção de Cáceres e também organizadora da atividade, Giulianna Zilocchi. Para ela, ir para as ruas manifestar as lutas é fundamental, considerando que temos nos mantido nas trincheiras, sobretudo lutando contra a retirada de direitos, a violência e a escalada autoritária.

Em Cáceres, a programação do Dia Internacional da Mulher está inserida na programação da III Mostra de Trabalhos Sobre Mulheres, evento que acontece entre os dias 5 a 7 de março na UNEMAT campus Jane Vanini. A programação do 8M na cidade contará com oficinas, marcha e apresentações durante o sábado (07).

Além de Cáceres, Colíder e Sinop, por meio das subseções da Adunemat em parceria com alunos e coletivos, como o Coletivo Feminista Sinop para Elas, também realizarão atividades de conscientização, luta e resistência no Dia Nacional de Luta das Mulheres. Em ambas as cidades, os atos programados não serão necessariamente no dia 8 de março, mas sim nos dias 6 e 7, respectivamente.

Para a representante da Adunemat subseção de Sinop, Thiélide Pavaneli, a data é fundamental na conscientização e reflexão da sociedade no que diz respeito a temas que atravessam a vida das mulheres. Segundo ela, “é importante mobilizar a sociedade sinopense para questões relativas à vida das mulheres,  como políticas públicas inclusivas, combate à violência e representatividade política”.

As lutas que atravessam os direitos das mulheres, trans, todos, todes e todas são pautas constantes da Associação dos Docentes da Unemat, para além do dia 8 de março. O nosso Sindicato evidencia a importância do protagonismo na luta em busca de direitos iguais e respeito às especificidades, almejando a igualdade, independente da orientação sexual ou gênero. Confira a programação das subseções da Adunemat para o #8M e participe.

8M – DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES

PROGRAMAÇÃO SUBSEÇÕES DA ADUNEMAT

CÁCERES

07/03/20 – sábado

16:00h – Concentração, oficinas de cartazes, jograis, gritos, coreografias e islam.

Local: Pátio do Campus Jane Vanini, UNEMAT, Cáceres

18:00h – Marcha pela democracia

Local: Saída UNEMAT Campus Jane Vanini/Chegada Praça Barão

20:00h – Apresentação dos jograis, gritos, coreografias, slam e outras atividades culturais; Manifestação das representações dos movimentos sociais e outras lideranças

Local: Praça Barão do Rio Branco

 

SINOP

07/03/2020 – Sábado

16:00h – Caminhada do Dia Internacional de Luta das Mulheres

Local: Saída praça Plínio/ Chegada Câmara Municipal de Sinop

18:00h –  Sarau Cultural

Local: Câmara Municipal de Sinop

07/03/2020 a 31/03/2020

8:00h às 17:00h – Exposição

Local: Câmara Municipal

Março/2020

Campanha de sensibilização/conscientização com alunos e alunas da UNEMAT e Educação Básica com o tema sororidade

 

COLÍDER

Primeira semana de março de 2020

Horários de aula: Atividades com os alunos da UNEMAT

06/03/2020

16:00h – Roda de conversa

Local: Câmara Municipal de Colíder