Segundo pesquisa
73% dos brasileiros discordam de falas de Lula sobre Venezuela
Geral | 31 de Julho de 2024 as 15h 03min
Fonte: Duda Teixeira - Crusoé
Uma pesquisa feita pelo instituto RealTime BigData com mil brasileiros mostrou que 73% deles discordam das falas do presidente Lula (na foto, com o ditador Nicolás Maduro) de que “não há nada grave” na Venezuela.
Somente 19% dos entrevistados concordam com a declaração do petista.
“A fala de Lula, além de ir diametralmente ao oposto do que pensa a maioria do povo brasileiro, abre um precedente perigoso de aumentar ainda mais a desconfiança que as pessoas têm no sistema eleitoral. Ao normalizar a fraude na Venezuela, Lula incentiva por osmose o brasileiro a desconfiar das já questionadas urnas e da lisura das eleições“, diz o cientista político Bruno Soller, o coordenador da pesquisa.
Em outra pergunta, o RealTime BigData descobriu que 73% dos brasileiros acreditam que o resultado que proclamou o ditador Nicolás Maduro como vencedor não foi legítimo.
Apenas 13% consideram que os dados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) são confiáveis.
Os pesquisadores também perguntaram aos brasileiros se eles achavam que a Venezuela é uma ditadura ou uma democracia.
Para 79%, a Venezuela é uma ditadura.
Somente 15% acham que é uma democracia.
As notícias sobre as eleições têm sido acompanhadas por 40% dos entrevistados, enquanto que 38% dizem que “ouviram falar“.
Nesta terça, 30, o presidente falou sobre a situação na Venezuela em uma entrevista para a TV Centro América, de Mato Grosso.
“É normal que tenha uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo“, disse o petista.
“Na hora que tiverem apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela“, afirmou.
Ao comentar a nota do PT, que chamou Maduro de “presidente reeleito“, Lula disse: “O PT reconheceu, a nota do Partido dos Trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro, não. Entra na Justiça e a Justiça faz”, disse.
Notícias dos Poderes
Mauro nomeia diretora da Santa Casa como adjunta da SES
A troca aconteceu após a ex-adjunta da pasta ser alvo de operação que apura fraudes em licitações que desviou R$ 5,5 milhões
13 de Dezembro de 2024 as 19h03PC usará protocolo internacional para alertar sumiços de crianças e adolescentes em situação de risco
O sistema de alertas dispara publicações no Facebook e Instagram para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre possíveis suspeitos
13 de Dezembro de 2024 as 14h42Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país
13 de Dezembro de 2024 as 14h19Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
13 de Dezembro de 2024 as 14h17Piloto morre esmagado por caçamba em região de condomínios de luxo
Causas do acidente devem ser investigadas
13 de Dezembro de 2024 as 11h30Bebê morre e criança fica ferida após serem atingidos por placa “atropelada” pela tia no estacionamento da AL
Irmão da vítima está internado
13 de Dezembro de 2024 as 11h21Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025
Datas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (13.12)
13 de Dezembro de 2024 as 11h03