Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Agosto

Sinop sediará campeonato estadual de xadrez pela primeira vez

Esporte | 05 de Abril de 2019 as 16h 03min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria

Em agosto, Sinop irá receber competidores de todo Mato Grosso para a edição 2019 do Campeonato Estadual de Xadrez, promovido pela Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX). A ação, resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e a Associação Sinopense de Xadrez (ASX), terá disputas nas categorias sub-6, sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, feminino e masculino, que serão realizadas nos dias 17 e 18 de agosto, na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno.

O presidente da FMTX, Higor Carlos de Almeida, que esteve em Sinop nesta semana, informou que a Federação tem por objetivo popularizar o xadrez no estado. “Para que isso aconteça é de suma importância que Sinop, com a relevância que tem em Mato Grosso, participe desse crescimento, dessa popularização do xadrez. Com esse intuito, trouxemos para o município o Campeonato Estadual de Xadrez para menores” explica Higor.

No total, a competição terá 150 participantes. Destes, 50 vagas são para atletas de Sinop. A Associação Sinopense de Xadrez realizará a primeira seletiva para preenchimento destas vagas no dia 27 de abril, durante o Festival Aberto de Xadrez.

O professor Márcio Freire, que está à frente da organização, ressalta que o xadrez tem surtido efeito positivo nos alunos da rede municipal. “O xadrez é um esporte, um exercício, uma ferramenta de inclusão. Toda e qualquer criança se sente incluída e participante daquela atividade. Durante o processo de aprendizagem ela percebe que tinha capacidades que antes não percebia, e, assim, se motiva e de imediato surgem os reflexos, até mesmo no processo de aprendizagem de outras matérias, na questão social e emocional. É notório também pelos pais, professores, os resultados que o xadrez gera nos alunos” pontua Márcio.

As inscrições para o Festival Aberto de Xadrez são gratuitas e podem ser feitas via WhatsApp, por meio do número (66) 99911-8590.