Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Esportes

Definidos campeões da Copa Universitária de Futsal de Sinop

Esporte | 25 de Março de 2019 as 09h 56min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

Após quase dez dias de disputas, chegou ao fim, em Sinop, a sétima edição da Copa Universitária de Futsal, realizada pela Liga Municipal de Futsal, com apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C). Na grande decisão, realizada na noite desse domingo, 24, no ginásio José Carlos Pasa, acadêmicos das instituições de ensino Fasipe, Unic e Uniasselvi entraram em quadra na disputa pela medalha de ouro nos naipes masculino e feminino. Pelos homens, Uniasselvi/Educação Física faturou o título e, nas mulheres, Fasipe.

Primeira partida valendo o título de campeãs, Unic e Fasipe mediram forças. Antes de entrar em quadra, a capitã da Universidade de Cuiabá, Jéssica Oliveira, ala direita, resumia a sensação. "Final é final e o coração vai à mil", expressava a atleta. A ansiedade tinha um porquê: pelo terceiro ano, a Unic chegava à final. Em se tratando da adversária da noite, a Fasipe, o retrospecto também se mostrava desafiador: quando se enfrentaram nas primeiras fases do torneio, a Unic sofreu uma goleada da Fasipe pelo placar 4 a 0. A missão da noite, logo, seria promover uma revanche.

Mas se dependesse das adversárias, a Unic permaneceria, apenas, no rol de finalista, sem mudar o histórico dentro de quadra. "Final é final, vamos entrar e fazer o possível para sair com a vitória", anunciava Gabriela Cordeiro, pivô da Fasipe.

As palavras da estudante pareciam dar pistas do que se tornaria a noite para as atletas da Fasipe. Em uma partida inspirada e de jogo rápido em quadra, Fasipe sagrou-se campeã da 7ª Copa Universitária, vencendo pelo placar de 4 a 0. Gols de Gabriela (2) e Dayana (2).

Na virada de naipe e nova final, o título masculino foi decidido entre Fasipe Educação Física/Primatas e Uniasselvi/Educação Física. E foi este último grupo, estreante na 7ª Copa Universitária, que terminou a competição no lugar mais alto do pódio, o de campeão. No retrospecto da Copa, Uniasselvi concluiu sua participação de forma invicta.

“Foi um jogasso”, definiu Elivelton Ferreira, capitão da Uniasselvi. Os acadêmicos do curso de Educação Física confirmaram o título após vencerem, por 2 a 1, nos pênaltis. No tempo regular houve empate de 2 a 2 entre as equipes. Gols de Henrique e Admilson para o Uniasselvi e de Alessandro, para a Fasipe/Educação Física. O segundo gol favorável à Faculdade de Sinop saiu após a Uniasselvi marcar contra. Nesta mesma partida, José Carlos, da Uniasselvi, recebeu cartão vermelho e foi expulso.

“Estávamos ganhando de dois a zero, os caras conseguiram empatar e, nos pênaltis, graças a Deus, conseguimos essa vitória consagrando aquilo que fizemos durante a competição. Durante os jogos, ganhamos todos os jogos. É a primeira participação, o primeiro título e é muito gratificante isso. Espero que venham mais títulos por aí”, comemorou Elivelton.

De acordo com a Liga Municipal de Futsal, a 7ª edição da Copa Universitária foi concluída com a participação de 16 equipes no naipe masculino e outras 04 no feminino. Computou 32 partidas pelo masculino e outras sete pelo feminino. Conforme avalia o presidente da entidade, Geferson Anderson da Silva, a competição fecha um ciclo que denota tanto o crescimento no número de participantes quanto de atléticas esportivas dos cursos das instituições de ensino superior.

"Já faz sete anos que estamos realizando os jogos universitários. Importância [da competição] é interagir com o pessoal das faculdades. E a Prefeitura sempre vem nos apoiando, junto com a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura que, sempre que precisamos, estão de portas abertas", destacou o dirigente ao se referir, também, à parceria estabelecida com o poder público municipal.

Além do ginásio Pasinha, o Benedito Santiago também foi palco dos jogos, recebendo os jogos de abertura. A competição teve início no dia 14 de março.

 

Terceiro Lugar

A noite de domingo, 24, também reservou mais um confronto. Pelo naipe masculino, valendo o terceiro lugar, e entre Unic Engenharia Civil/Asgard versus Unic Direito/Ártemis.

O bronze ficou com a Unic Engenharia Civil/Asgard que derrotou, nos pênaltis (4 a 3), o outro grupo da mesma universidade. No tempo regular as duas equipes empataram em 1 a 1.