Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Atletismo

‘Boltinho’ garante o segundo ouro para Mato Grosso nos Jogos Escolares

Esporte | 22 de Setembro de 2016 as 13h 45min
Fonte: Marcio Camilo | Seduc/Sael-MT

| Foto: Gaspar Nóbrega

O estudante Eric Vitor da Escola Estadual 13 de Maio, em Sorriso, conquistou, nesta quinta-feira (22.09) a medalha de ouro na prova dos 100 metros com barreiras dos Jogos Escolares em João Pessoa. Essa já é a segunda medalha dourada da delegação de Mato Grosso na competição. Vitor também se classificou para a final dos 75 metros livres, que ocorre nesta sexta-feira (23).

Além do ouro, Vitor, que é natural de Cuiabá, quebrou o recorde da prova por três vezes seguidas. Nas eliminatórias ele derrubou o recorde estabelecido no ano passado. Na semifinal ele abaixou o próprio tempo e na final ele repetiu a dose estabelecendo o novo recorde dos 100 metros dos Jogos Escolares, com a marca de 13,5 segundos. 

O garoto – que tem o apelido de Boltinho por causa do corredor jamaicano Usain Bolt – ganhou a final com sobras, liderando a disputa do início ao fim. Depois da vitória ele deu um abraço apertado e demorado no seu técnico, o professor Marcos Vieira. No ano passado ele havia ficado em quarto lugar na mesma prova. “Estou muito feliz. É uma sensação que nem consigo descrever direito. Nem sei o que falar e o que pensar”, disse o garoto que ainda recuperava.

Para o técnico Marcos Vieira, esse resultado já era esperado desde quando o garoto ainda competia e treinava em Mato Grosso. “Na etapa regional dos Jogos Escolares ele já havia batido o recorde da prova dos 100 metros, estabelecido no ano passado. Era questão de manter o foco e o trabalho sério para ele conquistar o brasileiro” destacou o professor.

Vieira disse ainda que a vitória de Vitor significa que os atletas nunca podem deixar de acreditar nos seus sonhos. “No ano passado ele foi quarto nessa prova, ele podia ter desistido, mas eu falei para ele que não, que desistir jamais, que ele tinha um grande potencial e que seria campeão dos jogos neste ano”, relatou.

Esse é o segundo ouro de Mato Grosso na competição. O primeiro foi conquistado, nesta quarta-feira (21), pela índia Bakairi, Larissa Tywaki, na modalidade de peso pesado da Luta Olímpica.

 

Talento nato

Eric Vitor mora em um bairro de casas populares da cidade de Sorriso. Ele foi descoberto pelo professor Marcos aos nove anos de idade, durante um festival de atletismo realizado na cidade. “Vi aquele garoto correndo e logo percebi que ele tinha um grande talento para o esporte”, recorda.

O professor conversou com o garoto que se interessou em fazer atletismo. O próximo passo era convencer a família do talento de Vitor. Marcos conta que visitou por várias vezes os pais do atleta para explicar a importância de inserir o menino no projeto Sementes de Ouro. “Esse trabalho de convencimento da família é extremamente importante, pois os pais são peças fundamentais para o desenvolvimento do atleta”, destaca.

Com total apoio da família, o menino de nove anos se dedicou ao atletismo e hoje, aos 14, está entre os melhores atletas do país com até 16 anos. “Se ele continuar nesse ritmo, com certeza chegará às Olimpíadas”, aposta o professor Marcos.