Questionário
Sintep realiza pesquisa sobre impactos da pandemia na educação
A pesquisa será realizada durante 20 dias
Educação | 08 de Outubro de 2020 as 09h 18min
Fonte: Redação com assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) está realizando uma pesquisa de opinião sobre as atividades educacionais (aulas remotas e material impresso) apresentadas pelos governos estadual e municipais, como alternativas para a retomada do ano letivo no período de pandemia. Quatro questionários dirigidos a professores, funcionários de escola, estudantes, pais e responsáveis, das escolas públicas estão disponibilizados no site do sindicato. A pesquisa será realizada durante 20 dias.
Os questionários serão distribuídos para o email dos filiados, bem como disponibilizado para a toda a comunidade escolar através de WhatsApp, além de acessível no facebook do Sintep/MT (Sintep de Luta). O objetivo é reunir o maior número de avaliações para que se tenham elementos norteadores sobre o ensino/aprendizagem dessas atividades suplementares às aulas presenciais, que deram prosseguimento ao ano letivo em 2020.
Desde o mês de agosto, o governo do estado decidiu por aulas remotas/virtuais e continua a entrega de material impresso, para validar como dias letivos e carga horária, assim como adotar as atividades letivas, depois que a pandemia inviabilizou as aulas presenciais. “As políticas governamentais foram construídas sem a participação do coletivo da escola, e vem gerando reclamações de todos os envolvidos; professores, pais, estudantes e funcionários, nesses quase três meses de implantação”, afirma o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.
Conforme o presidente do Sintep/MT, os motivos são variados; sobrecarga de trabalho, exclusão de estudantes, dificuldade de acesso a tecnologias, plataforma inadequada, e agravado pela falta de docentes em razão do período eleitoral, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) usa para não contratar docentes.
A consulta busca ainda, saber da comunidade escolar, qual a opinião sobre uma possível retomada das aulas presenciais. O questionamento chega depois que o governo do estado divulgou uma nota técnica conjunta (nº 002/2020) com parecer da Seduc/MT e Secretaria de Estado de Saúde, estabelecendo um protocolo a ser seguido para retomada das aulas presenciais.
O documento é visto com preocupação pelo Sintep/MT, pois “mesmo com uma possível queda do quadro de transmissão, estabelecido pela Saúde, as escolas não estão preparadas para cumprir as próprias determinações do protocolo e qualquer retorno nesse cenário é preocupante, porque trata-se de vida, e todas são importantes”, acredita Valdeir Pereira.
Notícias dos Poderes
'Esse Governo acredita nos mato-grossenses; a Unemat nunca recebeu tantos investimentos', afirma reitora
Fundado há 35 anos, campus de Sinop passou por reforma e ampliação, com investimento de R$ 14,5 milhões
15 de Setembro de 2025 as 13h20Escola de Governo oferta dois cursos sobre IA e pesquisa acadêmica
Há 35 vagas para cada uma das formações sobre essa temática
09 de Setembro de 2025 as 14h13MPF investiga indícios de irregularidades em obra da UFMT em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 08h20Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2026 da Unemat termina nesta segunda-feira (8)
Seletivo da Unemat oferece 2.350 vagas, em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado
05 de Setembro de 2025 as 17h00Aluna da rede municipal conquista maior proficiência no Avalia MT e é homenageada pela Prefeitura de Sinop
03 de Setembro de 2025 as 14h15Seduc divulga regras para prova prática do concurso de professores da rede estadual de ensino
A etapa será composta por Plano de Aula e Prova Didática; a convocação de candidatos sai em 12 de setembro
02 de Setembro de 2025 as 07h22Programa do Ministério das Comunicações leva acesso à internet para mais de 1,5 mil escolas de MT
Escolas Conectadas já levou inclusão digital para estudantes de 82,2 mil unidades públicas de ensino do Brasil
27 de Agosto de 2025 as 14h17