Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Menu

Ciência

Semana da Inovação será dedicado ao agro, empreendedorismo e sustentabilidade

Evento está marcado para o mês de agosto

Educação | 14 de Abril de 2021 as 16h 16min
Fonte: Redação

Mato Grosso terá uma semana dedicada à inovação, ciência e tecnologia. O evento marcado para os dias 10 a 28 de agosto é promovido pela A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, com parceiros e apoiadores.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lectícia Figueiredo, a ideia foi unir esforços das instituições do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso para promover debates e diversos eventos durante a Semana da Inovação.

“Além de demonstrar que os processos inovadores e as tecnologias apresentam várias possibilidades para a superação dos desafios do setor produtivo, queremos contribuir com a diminuição das desigualdades socioeconômicas e acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do Mato Grosso”, falou.

Lecticia explica que já existem três eventos oficiais confirmados para serem realizados durante a Semana da Inovação e que mais parceiros poderão entrar no projeto. “Estamos alinhando os formatos de cada evento, além de estarmos definindo as datas e horários, mas muitas novidades, outros eventos e novas parcerias deverão surgir”, disse.

Entre os eventos, terá o “FITS - Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade”, realizado desde 2018, e esta será a primeira edição voltada para o agronegócio. O evento será na modalidade híbrida, na Semana de Inovação de Mato Grosso. Será online e presencial, e a partir de maio, iniciará uma série de encontros virtuais, em formato de talks.

“É um espaço para conversarmos, o Brasil e o mundo, sobre ações e perspectivas do agronegócio, sua produtividade e competitividade, em consonância com a sustentabilidade ambiental, econômica e social, através da inovação e da tecnologia.”, ressalta a diretora de Relações Institucionais do Fórum, Alice Abreu

Além disso, o AgriHub realizará a segunda edição do “Summit AgriHub”, com o propósito de mostrar o desenvolvimento do ecossistema em torno da agricultura digital.

“Realizamos este evento bianualmente, por ser um tempo considerável para que possamos avaliar neste ciclo se as ações propostas foram executadas e quais os seus resultados, portanto acho importante trazermos este debate e projetarmos os próximos dois anos”, explicou Fábio Silva, que é líder Agtech, da equipe de Mapeamento e Inteligência de Mercado, do AgriHub.

Ainda dentro da Semana da Inovação, terá a 3ª edição do “Startup Day 4.0”, realizado pelo Sebrae Mato Grosso, com a apresentação de palestras e painéis para interessados em iniciar no mundo da inovação.

“Será um dia intenso de programação, em uma versão híbrida do evento, portanto parte presencial e parte virtual, com grandes nomes nacionais e regionais do ecossistema de startups. Os debates são voltados a empreendedores que buscam evoluir seu ‘mindset’ e sua empresa”, destacou Fernando Pscheidt, gestor da carteira de Startups e Games do Sebrae Mato Grosso.

 

Fazem parte da organização da Semana de Inovação a Seciteci, o Parque Tecnológico Mato Grosso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), o AgriHub, o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT),  a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), o Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (CITIS), a Comunidade Blockmeet e a Digoreste Startups.