Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Muxirum

Seduc supera meta de alfabetização de adultos no Estado

Inicialmente, a projeção era alfabetizar ao menos 2.000 adultos em 2019, mas o número extrapolou para 2.789 trabalhadores

Educação | 27 de Agosto de 2020 as 17h 51min
Fonte: Adilson Rosa | Seduc MT

Os alunos do Muxirum em noite de estudo no ano passado Foto: Assessoria Seduc MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) executou 138% da meta de alfabetização de adultos por meio do Programa Muxirum da Alfabetização. Inicialmente, a projeção era alfabetizar ao menos 2.000 adultos em 2019, mas o total extrapolou para 2.789 trabalhadores. Os números fazem parte relatório de desempenho das Metas Físicas da área da Educação referente ao 2º semestre de 2019 apresentado nesta terça-feira (25.08), em videoconferência, pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemanschewsk, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O relatório é mostrado duas vezes por ano à Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentárias da ALMT.

Conforme Manoel Satiro da Silveira, responsável pelo Muxirum, o segredo de conseguir números expressivos é um trabalho de conscientização com os gestores municipais que abraçaram a causa e com isso, o resultado foi o melhor possível. Além disso, os professores e coordenadores trabalharam com afinco. Com alunos satisfeitos, mais adultos apareciam para estudar.

“É um trabalho em parceria com os municípios, que entram com a logística transportando os coordenadores até as turmas de alfabetização na zona rural”, destaca.

Em todos os 14 municípios participantes, o Muxirum registrou a matrícula de alunos além da meta inicial. Em Acorizal, a meta foi quase dobrada. Dos 250 adultos matriculados inicialmente, o curso terminou com 444 alunos alfabetizados. Com isso, a taxa de 10,5% de adultos analfabetos no município caiu para 1%.

Com mais alunos, o Muxirum teve que ampliar seus quadros de alfabetizadores e coordenadores, sem alteração do orçamento inicial. Em 2019, o Muxirum chegou a 14 municípios e para 2021, a meta é mais ousada: trabalhar num total de 20 localidades.

 

Dona Duzinha

Entre os alunos alfabetizados está Duzinha dos Reis Rosa, de 104 anos, conhecida como Dona Duzinha, moradora da cidade de Araputanga (a 345 quilômetros a Oeste de Cuiabá). Ao final do curso, a aluna mais velha da rede estadual de ensino, juntava as letras, lia e escrevia o próprio nome e, principalmente, conseguia ler a bíblia, seu maior sonho.

 

Mais municípios

Projeto de alfabetização de adultos e idosos, cujo objetivo é reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso. O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais. A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense.

Em 2019, além de Acorizal e Araputanga, o Muxirum atendeu os municípios de Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Poconé.