Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Seciteci abre inscrições para 'Maratona Teen 2020' para alunos do ensino básico

A Maratona vai ocorrer durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Educação | 14 de Outubro de 2020 as 14h 53min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abriu inscrições para a Maratona Teen 2020, que vai ocorrer durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira. O evento será totalmente virtual, entre os dias 20 a 23 de outubro, pelo aplicativo WhatsApp.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que a maratona é uma iniciativa integrante das atividades da 17ª SNCT, voltada para alunos do ensino básico, com o intuito de valorizar soluções inovadoras e utilizáveis à sociedade criadas em ambiente escolar.

“A ideia é envolver os alunos a partir do oitavo ano do ensino fundamental ou matriculados no ensino médio, com idades entre 13 a 24 anos. No qual estes participantes deverão buscar soluções úteis e inovadoras, em um curto período, para desafios com temáticas previamente propostas”, ressaltou o gestor.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 19 de outubro. O formulário deverá ser preenchido pelo Sympla AQUI

Ao todo serão disponibilizadas 60 inscrições que deverão ser realizadas por equipes de no mínimo três pessoas e no máximo cinco. Cada integrante da equipe deverá se inscrever e no formulário colocar os nomes da equipe.

As equipes deverão propor soluções inovadoras para os desafios propostos voltados ao tema Educação On-line.  Haverá uma banca de mentores disponíveis para auxiliar no desenvolvimento das soluções durante as atividades.

Uma banca irá avaliar os desafios com base nos quatro critérios: impacto, criatividade, relevância e apresentação. A banca contará com dois avaliadores de Portugal, que são os diretores do projeto Nguzu Project, da Universidade Fernando Pessoa, Paula Barros e Tiago Cardoso.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, serão aceitas soluções que contribuam com as necessidades apresentadas pela atualidade dentro do tema Educação On-line.

“Poderão ser criadas estratégias atrativas e efetivas para diminuir a falta de atenção no ensino on-line, ou algo voltado ao engajamento e promoção da educação ambiental na prática através da aprendizagem on-line ou ainda serem apresentadas alternativas para minimizar o estresse mental no ambiente escolar on-line”, explicou.

Os resultados dos vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento da 17ª SNCT e serão posteriormente publicados no site da Seciteci.

Para a equipe ganhadora do primeiro lugar, a premiação será um curso em Programa de Educação Tecnológica, oferecido pelo Instituto Jovem Empreendedor (IJE), uma mentoria de 5 horas e um óculos de realidade virtual para cada participante da equipe.

As equipes vencedoras do segundo e terceiro lugar ganharão uma mentoria de 5 horas oferecida pelo IJE e um óculos de realidade virtual para cada participante.

O regulamento e as inscrições poderão ser acessados AQUI