Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Projeto retira mais de 24 toneladas de recicláveis do meio ambiente

Educação | 18 de Dezembro de 2019 as 15h 02min
Fonte: Redação com assessoria

Após pouco mais de dois meses de atividades, o projeto Reciclando Vidas, carinhosamente chamado de projeto Sinopinho e desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, encerrou sua fase piloto contabilizando a arrecadação de mais de 24 toneladas de produtos recicláveis. Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 18/12, durante cerimônia de premiação das instituições de ensino que se destacaram com a campanha de angariação dos materiais.

A iniciativa, em andamento desde o início de outubro, visou difundir a proposta de coleta seletiva em 100 por cento das unidades municipais de ensino e a consciência ambiental necessária acerca do tema. Dezessete escolas participaram do desafio de mobilizar seus alunos para as práticas de educação ambiental. A cada cinco unidades de materiais, os pequenos recebiam o dinheiro fictício Sinopinho para ser usado na compra de produtos diversos na lojinha montada na Secretaria de Educação.

“O que vale para nós são, justamente, as vivências e, por isso, esse projeto veio a calhar justamente com o jeito de trabalharmos. Essa criança aprende na teoria, ela ouve falar sobre a importância do lixo, da reciclagem e o impacto que este lixo traz no meio ambiente. Mas, efetivamente, não havia uma ação. Quero agradecer a cada um dos diretores e professores que atuaram neste projeto. Também, às famílias. Nenhum projeto dá certo se não acreditarem. E esse projeto foi um pedido a nossa prefeita Rosana para que as secretarias se mobilizem para achar soluções aos problemas. E este foi o modelo desenvolvido por dois meses", comemorou Veridiana Paganotti, secretária municipal de Educação.

Presente à cerimônia de finalização do projeto, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, falou sobre a importância e os efeitos da ação no tocante à consciência ambiental. "Este é um momento que iniciamos a discussão sobre os resíduos sólidos e este projeto busca isso, o engajamento de todos. A nossa prefeita Rosana tem pedido que tratemos destes assuntos, desta temática tão importante e, com certeza, em 2020 ele [projeto] está em nossos planos, juntamente com a secretaria de Educação e outras que continuaram nos apoiando nesta ação. A meta é a sensibilização da comunidade", anunciou.

Para estabelecer as escolas que mais arrecadaram, a organização do projeto se baseou na média geral, obtida pela divisão entre a quantidade de resíduos e o quantitativo de alunos. A EMEB Aleixo Schenatto foi premiada com o primeiro lugar, pelo alcance de um total de 4,5 toneladas de resíduos. Na prática, foram quase 8 quilos, em média, por aluno. “Foi emocionante de ver que os pais vestiram a camisa e, agora, quase cinco toneladas não irão para o lixo. Nossa comunidade, nossos alunos, só temos a agradecer mesmo", celebrou a diretora Regina Ferreira.

Já a creche Gente Feliz, que compreende o universo da Educação Infantil, conquistou o segundo lugar com . “Temos 224 alunos, uma escola pequena, mas teve uma parceria muito grande com os professores, com os pais. As crianças ficavam muito satisfeitas quando traziam o material. A cada dia, queriam trazer mais. Isso foi o diferencial. Sem contar, também, que com a campanha estamos livrando o meio ambiente de muita poluição”, observou a diretora Ogélia Alves Miguel.

São apoiadores do projeto a Centro Oeste Resíduos, Canaã Norte Recicláveis, Águas de Sinop, TV Centro América, Rotary Club, Sucatão Palma e Sanorte Saneamento Ambiental LTDA. “A gente fica muito feliz em poder participar e nos sentimos lisonjeados a participar, junto com a Prefeitura, com a Secretaria de Meio Ambiente e Educação, neste projeto que é muito bonito. Aqui a gente trabalha a questão da educação, a questão cultural, onde se incentiva ao aluno a introduzir o processo de reciclagem no dia a dia dele. E vimos o resultado da evolução deste trabalho que foi feito. Iniciamos um processo novo, que é da conscientização sobre o também uso dos recursos", observa João Crosara, da Canaã Norte Resíduos.

Também parceiro do projeto, o micro empresário Marcos Santos Naves de Paula, da Sorvetes Frutália, falou sobre o momento. "Essa consciência ficará para as gerações futuras. Uma criança que aprende a reciclar, hoje, com certeza aprenderá a cuidar melhor do meio ambiente", destacou. A empresa realizou a doação de diversas unidades do Sorvetinho Frutália para a lojinha do Sinopinho.

A cerimônia foi acompanhada pela vereadora Professora Branca. "Esse é um trabalho que nos orgulha de acompanhar porque transformou as ações das crianças, no caso da coleta, daquilo que seria descartado, em retorno. Eles puderam avaliar o quanto isso pode trazer em retorno e benefício", avaliou a vereadora.