Educação
Professor ensina a produzir máscaras de garrafa pet e tecido
Prevenção | 15 de Maio de 2020 as 15h 58min

Usando apenas garrafa pet, meias e cadarços, um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ensina a produzir uma máscara de proteção simples e rápida, para ser utilizada como forma de evitar a transmissão da Covid-19.
Desde abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras de tecido para as pessoas que precisam sair de casa para atividades essenciais em meio à pandemia da Covid-19. Pensando nisso visando uma solução rápida, o professor Janio Alves Ribeiro, coordenador do projeto "Fortalecimento da Memória Coletiva e Integração da Comunidade", desenvolveu um modelo que pode ser construído em casa, usando apenas uma garrafa pet, meias e cadarços.
De acordo com o professor, o formato da garrafa pet recortada garante um encaixe anatômico no rosto, evitando que o ar circule por outras aberturas que não a da boca da garrafa, onde pode ser colocado um filtro. "Fizemos testes para garantir que esse modelo permita a respiração dos usuários tanto em repouso, quanto realizando atividades físicas", disse.
Apesar de ser de plástico, essa, como as outras máscaras reaproveitáveis, precisa ser desinfetada. A recomendação é que a parte de plástico seja desinfetada usando água sanitária e a parte de tecido usando sabão ou detergente.
Mais de Educação
Seduc usará plataforma do Google para melhorar ensino público
Nova plataforma amplia interação entre professores e estudantes e acesso é mais fácil
21 de Janeiro de 2021 as 09h3948% dos pais pediram aulas não presenciais
Consultas foram realizadas no portal e nas redes sociais da Seduc
20 de Janeiro de 2021 as 09h08Candidatos com sintomas de Covid-19 podem pedir reaplicação do Enem
Solicitação pode ser feita na Página do Participante
19 de Janeiro de 2021 as 10h33Mais de 56 mil pessoas não compareceram para fazer o Enem em MT
No estado, 98.924 mil alunos fizeram a inscrição
18 de Janeiro de 2021 as 08h56