Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Conhecimento

Oficinas temáticas marcam encerramento de seminário da Educação Especial

Evento, que começou na segunda, 24, promoveu palestras e oficinas

Educação | 28 de Setembro de 2018 as 18h 34min
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop

| Foto: Thiago Souza

Após cinco dias de trabalho, terminou, em Sinop, a quinta edição do Seminário de Educação Especial, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C). Desde a segunda-feira, 24, agentes da educação, estudantes e profissionais das mais diversas áreas estiveram envolvidos em discussões acerca da temática "Todos juntos por uma Educação Inclusiva! Deficiências e Saúde Mental". Entre a segunda-feira (24) e a quarta-feira (26) a agenda voltou-se às palestras. Já na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), às oficinas práticas.

Coordenadora do Instituto Criança, a educadora Telvia Marques ressalta que os objetivos do seminário foram alcançados e o feedback recebido apresenta um bom nível de satisfação do público. "Trouxe não apenas a parte teórica, mas a teoria com a prática. Recebemos vários elogios, pedindo para trazer novos palestrantes, repetir alguns no próximo ano. Vejo que a avaliação está sendo ótima", citou.

A programação do seminário contou, por exemplo, com oficinas nas áreas de alfabetização pelo método boquinhas, materiais pedagógicos adaptados para a Educação Infantil, inteligência emocional, liderança, Libras, desenvolvimento da linguagem, inclusão dos alunos com deficiência nas atividades físicas, Sorobam. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola de Governo levou para o seminário as formações sobre liderança, conduzida pela coordenadora Sandra Domingues, e inteligência emocional, com a psicóloga comportamental Rubhia Leal Pedrotti.

"O treinamento de liderança, especificamente para estes professores, tem o foco na comunicação. Técnicas, ferramentas que possam contribuir para esse diálogo entre professor, pais, alunos", frisou Sandra.

Rhubia, por sua vez, lembrou que o "intuito é que os professores aprendam a ressignificar a vida e aprendam a conduzir a sala de aula da melhor forma possível", em uma referência à capacitação sobre inteligência emocional.

Convidada a ministrar uma oficina, a fonoaudióloga Boninne Monalliza Brun Moraes conduziu a exposição sobre o desenvolvimento da linguagem: típico e atípico. "Estas formações são importantes porque nosso público são as professoras, especialmente, das classes de recursos e que trabalham com crianças com necessidades especiais. Então, você saber o que poderia estar acontecendo vai facilitar a identificação de problemas maiores e saber a quem recorrer, a quem encaminhar", contextualizou, em uma referência ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

A próxima edição do Seminário da Educação Especial será realizada em 2019.