Mato Grosso
Nenhum candidato do MT tira 'nota mil' na redação do Enem
O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
Educação | 17 de Janeiro de 2020 as 16h 14min
Fonte: G1
Nenhum candidato que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso tirou nota mil na redação, segundo informação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (17). No Centro-Oeste, é o único onde ninguém obteve nota máxima.
No ano passado, uma aluna conseguiu nota mil em redação. Gabriela Fonseca, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, fez um texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho.
Em Goiás, quatro alunos tiraram nota mil; no Distrito Federal, dois, e em Mato Grosso do Sul, um.
Ao todo, 53 redações de 15 estados e Distrito Federal receberam nota máxima. Destas, 32 foram escritas por mulheres.
Minas Gerais foi o estado com mais notas mil em redação. Foram 13 candidatos com nota mil, seguido do Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro, 6 em cada estado, e de São Paulo e Goiás, quatro em cada estado.
Também tiraram nota máxima, os candidatos de Alagoas (2); Bahia (1); Distrito Federal (2); Espírito Santo (1); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1) e Piauí (2).
O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
As redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do caderno de questões.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica as provas desde 1998.
Hoje, o Enem é o segundo maior exame do mundo de acesso à educação superior. Os resultados permitem, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
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