Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Vera

I Encontro Estadual de Bibliotecas de MT é finalizado com chave de ouro

Educação | 02 de Dezembro de 2019 as 15h 09min
Fonte: Dieny Vieira

Foto: Assessoria

O I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso foi encerrado no sábado (30) pela manhã a programação teve início às 08h com o Café com a Escritora Leni Chiarello Ziliotto. O café foi realizado no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, e contou com a Exposição de Livros, um bate papo com a escritora e a entrega oficial das telas que contam o surgimento do Município de Vera para Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino, e a entrega do Livro Uma Floresta, uma menina e um manequim “A Fartura” em telas para o Centro Cultural do Município.

Leni expôs a importância de eventos como I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso para literatura. “São super importantes. Tanto que eu criei este café com Leni lá em Sinop para promover exatamente isso uma aproximação do leitor com o escritor. Por que o incentivo a leitura tudo que  a gente faz ainda é pouco. Então a gente tenta fazer muitas coisas. E sabendo deste encontro estadual aqui em Vera é fantástico. Por que temos aqui uma gestão que entende a importância e o peso que isso tem. E a minha proposta de vir fazer o café com Leni aqui em Vera é isso, é para trazer a aproximação para o leitor. E incentivar a leitura, e a cultura que é muito importante”, destacou a escritora.

Durante o evento foram firmadas novas parcerias entre a escritora e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Vera. Após o café a escritora e o chefe do Departamento de Cultura de Vera Rodrigo Gomes visitaram a Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino, onde Leni fez a entrega oficial das telas que contam o surgimento do Município de Vera, e no Centro Cultural onde estão as telas do Livro Uma Floresta, uma menina e um manequim “A Fartura”.

Para Rodrigo um sentimento de dever cumprido com a finalização da programação do encontro. “Quero agradecer ao meu prefeito Moacir Giacomelli, a Administração Municipal, a secretária de Educação Cecília Gabriela e ao sistema estadual de Bibliotecas públicas que escolheu nosso município para sediar este evento tão maravilhoso. Quero destacar os municípios que aqui se fizeram presentes e também todo o público local. E ressaltar a grandiosidade que foi esta semana para todos nós, riquíssima em conteúdo, conhecimento, aprendizado. As pessoas saíram daqui capacitadas para chegar em suas bibliotecas e saber como lidar com o atendimento, com todo o sistema e tem muito mais que precisamos aprender, mas já saímos daqui com uma bagagem riquíssima. Então foi uma semana maravilhosa, muito produtiva, onde trabalhamos com alunos do município, do estado e na manhã de sábado recebemos a Leninha aqui que é uma grande honra para nós. É uma escritora de alto nível que nos presenteou com as telas da nossa biblioteca e também do centro cultural e é muito gratificante ver o município recebendo obras literárias plantando hoje esta semente literária para crescer mais e mais com a realização de uma feira literária em nosso município. E todo meu agradecimento a toda a equipe de Cuiabá do sistema em nome da Waldineia de Almeida Ribeiro”, ressaltou Gomes.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso Waldineia Almeida, fez uma avaliação do evento. “Realizamos anualmente dois eventos grandes na capital que é no âmbito do estado. E este ano quisemos descentralizar. A gente vai manter o fórum na capital e trazer os encontros para o interior com o objetivo de atingir mais a população das comunidades e também fazer com que os outros municípios conheçam aquela região, para que um conheça a realidade do outro. E este encontro tem isso de compartilhar experiências e conhecimento sobre as nossas bibliotecas. A biblioteca precisa ser vista como um equipamento cultural, e a biblioteca pode ser um cinema, pode ser um museu, pode ser um teatro. E tendo a biblioteca no seu município só tem que saber como lidar e trabalhar com aquele espaço. Então os encontros são para isso. Eu avalio o evento como ótimo. Ele foi muito bom tivemos uma participação muito boa das pessoas, quem estava aqui estava realmente interessado em aprendizado. Tivemos uma troca de experiências riquíssima. Aqui tem uma escola que tem um trabalho maravilhoso que são os pequenos autores que já estão escrevendo. Então foi muito gratificante. A revitalização da biblioteca de Vera também que foi maravilhosa. A experiência foi muito boa e o objetivo foi alcançado com muito êxito. E a gente agradece ao município, a gestão de Vera por ter recebido e acolhido este primeiro evento que vai ficar na história”, concluiu Waldineia.

Ainda durante a noite com início às 19h30 para fechar com chave de ouro o I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso foi realizado o espetáculo de Ballet o Quebra Nozes, onde as crianças de Vera brilharam no palco.