Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Referência

Governador inaugura escola de alto padrão em Sinop

Mendes disse que esse deve ser o nível de referência para as escolas de Mato Grosso

Educação | 05 de Maio de 2021 as 18h 50min
Fonte: Redação

“Padrão de qualidade de alto nível”. Esse foi o termo utilizado pelo Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), para descrever como devem ser as novas escolas estaduais. A frase foi dita durante a inauguração da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, no bairro Jardim das Orquídeas, em Sinop, na tarde desta quarta-feira (5).

“Exijo que todas as escolas públicas do Estado tenham o mesmo padrão de qualidade de escolas particulares. Desde em reformas que troca telhado, piso, instalação elétrica, faz quase tudo novo, não admito nem um grampeador velho. Porque isso é demonstrar em atitudes o compromisso que temos com a Educação”, destacou o governador.

A escola nova terá capacidade de atender até 1.600 alunos de Ensino Fundamental e Ensino médio nos três turnos, ou seja, 1.000 vagas a mais do que antes. A maioria dos alunos matriculados na escola mora em chácaras, sítios, fazendas e bairros distantes e utiliza o transporte escolar.

O colégio criado em 2012, mas nunca teve uma sede própria. As obras da unidade estavam paradas desde 2013 e foram retomadas em 2019, na atual gestão, com investimento total de R$ 6 milhões.

Conforme o secretário de Educação, Alan Porto, a escola passa a ter 18 salas de aula, parte administrativa completa, laboratórios, quadra poliesportiva e amplo refeitório, além de proporcionar mais segurança aos estudantes e profissionais, uma vez que no prédio alugado não havia delimitação de espaço físico, ou seja, não havia portões para serem fechados e, com isso, pessoas que não fazem parte da comunidade escolar podiam andar pelo espaço. “A ambiência escolar interfere diretamente no estudo. Uma escola nova, com salas climatizadas, com laboratórios, é claro que estimula tanto professores como os estudantes”, afirmou.

Durante a solenidade de inauguração, o governador e o secretário entregaram o material didático e computadores aos alunos e professores para auxiliar nas aulas remotas.

 

O nome

O nome da escola é uma homenagem ao professor Djalma Guilherme da Silva que nasceu em 22/08/1965 na cidade de Campo Grande e morreu em 13/11/2006. No ano de 1989 formou-se na faculdade de Química na UFMS em Campo Grande. Prezou pela qualidade do ensino, a responsabilidade como educador e o comprometimento pela melhoria da sociedade através da educação.

Em 2002 mudou-se para Sinop e trabalhou na E.E Olímpio João Pissinatti Guerra. Foi apaixonado pelo ofício de lecionar, acreditando que pela educação pode-se transformar o mundo. Influenciou positivamente a vida de muitos alunos com os quais conviveu. Foi um grande educador, pai amoroso, esposo e filho, tendo deixado muitas saudades e a certeza de que é possível construir um país melhor através da educação.

Confira algumas imagens da escola.