Sinop
Escola pública de Sinop leva ouro com protótipo de foguete
Alunos da Escola Cleufa Hubner são destaque na olimpíada de foguetes
Educação | 13 de Novembro de 2019 as 14h 09min
Fonte: Jamerson Miléski

Um dos melhores protótipos de foguete do país, construído por alunos do ensino fundamental, foi projetado em uma sala de aula de uma escola pública de Sinop. Entre 150 mil estudantes de todo Brasil, 3 alunos da escola Cleufa Hubner foram os autores do projeto que bateu a barreira dos 150 metros.
O experimento dos alunos sinopenses fez parte da Mostra Brasileira de Foguetes – uma competição que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, promovida pela Agência Espacial Brasileira. Ao longo do ano, alunos de todo país desenvolveram seus projetos, em suas escolas. Aqueles que conseguiram lançar seus projéteis há mais de 100 metros, foram convidados a participar da Jornada de Foguetes, fase final da competição.
Nesse final de semana (9 e 10), foi a vez do foguete elaborado pelos alunos da Escola Cleufa Hubner fazer sua “jornada” . Com recursos próprios, levantados na base da “vaquinha” e da venda de pizzas, os 3 alunos foram até a cidade do Rio de Janeiro para fazer o seu lançamento.
Julia Mesquita, Luiza Calai e Bruno Adriel, alunos do 9º ano da Escola Cleufa, competiram com outras 38 equipes na sua categoria. Conforme as regras da competição, a premiação maior vai para o projeto que conseguir ultrapassar a marca dos 150 metros de voo.
Esses “foguetes” precisam, obrigatoriamente, ter propulsão por pressão – basicamente água e ar comprimido de forma manual. O protótipo desenvolvido em Sinop voou por 164,5 metros, a 7ª melhor marca do dia. O score foi suficiente para garantir a medalha de ouro para os alunos da Cleufa Hubner. As condecorações foram entregues pelo astronauta brasileiro e ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
Antônio Cesar Naves, professor de matemática na Escola Cleufa Hubner, foi um dos orientadores dos alunos. Ele conta que o protótipo desenhado pelos estudantes utilizou como base duas garrafas pet encaixadas, além de tubos de PVC para fazer a bomba de propulsão. “Foi um projeto interdisciplinar, totalmente experimental, que acabou desenvolvendo vários eixos do conhecimento. Os alunos começaram pela matemática, compreendendo o cálculo da parábola que é a trajetória que o foguete faz – passando pelos cálculos de massa, noções de aerodinâmica, pressão e até concepção artística do projeto. O desenvolvimento foi bastante educativo e a participação na jornada, no Rio de Janeiro, inspiradora”, explicou o professor.
A Mostra Brasileira de Foguetes é realizada anualmente e qualquer escola ou turma pode participar. As inscrições são feitas através do site http://www.oba.org.br/site/
Notícias dos Poderes
Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15