Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Brasil

Enem: Inep diz que receberá pedidos sobre correção até as 10h desta segunda

Educação | 20 de Janeiro de 2020 as 08h 57min
Fonte: UOL

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou ontem à noite que o prazo para mandar emails com questionamentos sobre as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se encerrará hoje, às 10h. De acordo com o órgão, o email para enviar os pedidos é enem2019@inep.gov.br. O candidato deve informar seu CPF e nome completo.

No sábado (18), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou que parte das notas do Enem foi divulgada com erro. Inicialmente, foi divulgado que o problema estava relacionado às provas do segundo dia (matemática e ciências da natureza). Mas, segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o Inep já identificou que as provas do primeiro dia (linguagens, ciências humanas e redação) também foram afetadas.

"Atenção, participante do #Enem2019! O canal, criado especialmente para você, irá expirar no horário mencionado para que a equipe técnica do #Inep tenha tempo hábil de fazer toda a conferência necessária até o fim do dia, quando os resultados finais serão divulgados", disse o Inep em comunicado no Twitter.

O Inep estimou que "menos de 9.000" alunos tiveram erros nas notas do Enem, segundo informação do presidente do órgão, Alexandre Lopes.

"Pela experiência que a gente está tendo, a gente estima que isso chegue a menos de 1%, menos de 30 mil [estudantes]. A gente estima que não chegue nem a 9.000 pessoas", declarou Lopes. Os números, porém, foram estimados com base na informação de que apenas a prova do segundo dia teria sido afetada. Ou seja, o MEC ainda não informou o número total de alunos afetados pelos problemas.

A troca dos gabaritos fez com que alguns alunos fossem "surpreendidos" com as notas, explicou Weintraub em rede social. "Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas", disse ele. Lopes afirmou que o problema não muda o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa amanhã. Ele disse que foram identificados erros em Minas Gerais, mas que outros candidatos de outros estados podem ter sido atingidos. "Foi uma falha da gráfica."

O segundo dia de provas do Enem ocorreu em 10 de novembro, data em que Weintraub afirmou que o exame foi "o melhor da história". No sábado, ele publicou uma mensagem em rede social, pedindo desculpas pelos transtornos.