Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

UFMT

Em Sinop, Reitora empossa Pró-Reitor em ato festivo, dialoga com comunidade e articula continuidade de parcerias

Educação | 20 de Outubro de 2016 as 16h 52min
Fonte: Selma Alves - Secomm/UFMT

| Foto: Assessoria

Em solenidade que contou com a presença de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, sociedade local e representantes públicos, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, comandou a cerimônia simbólica de posse do novo pró-reitor do Câmpus de Sinop, professor Roberto Carlos Beber, e sua equipe para administrarem a unidade no quadriênio 2016-2020. O evento, foi no auditório da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), também contou com a apresentação de projetos culturais derivados de ações da Universidade nas áreas de arte, cultura e extensão.

A professora Myrian Serra destacou que a emoção vivida pelos presentes se deve, principalmente, pela experiência vivenciada pela comunidade acadêmica de escolher o novo pró-reitor. "A primeira sinalização de que nossa gestão será pautada pela democracia é termos um pró-reitor escolhido pela comunidade universitária. A realização da solenidade foi a oportunidade de confraternizarmos com os estudantes, os professores e técnico-administrativos que participaram dessa construção," afirmou.

A programação também contou com momentos de agradecimento ao trabalho da comunidade acadêmica em Sinop. "Ao mesmo tempo, foi o momento de reconhecermos, homenagearmos e valorizarmos o trabalho desenvolvido pelo professor Marco Antônio Araújo Pinto, pró-reitor fundador do Câmpus. Ele se doou a essa tarefa e estava há 15 anos envolvido com sua consolidação, sendo dez à frente da pró-reitoria", comentou a reitora. Ela destacou que os cursos de graduação e pós-graduação existentes no Câmpus de Sinop já apresentaram excelente qualidade. "Isso mostra que é necessário e viável a expansão da educação superior pública e gratuita", reforçou.

 

Prefeitura de Sinop

A visita a Sinop também foi a oportunidade para que a reitora estabelecesse contato com representantes locais, buscando reforçar e ampliar as parcerias da UFMT com a sociedade. Como parte dos compromissos, a professora Myrian Serra foi recebida pelo prefeito Juarez Oliveira e o resultado do encontro foi produtivo. "Nesta reunião, estabelecemos e reiteramos os compromissos já assumidos. O prefeito se colocou à disposição para fazer outra agenda com sua sucessora, a futura prefeita Rosana Martinelli, e construirmos também uma transição da UFMT com a Prefeitura de Sinop. Ele também se prontificou a ser um parceiro articulador das demandas da região mesmo após janeiro, quando termina seu mandato", ressaltou.

Dentre os projetos em parcerias em andamento, estão as ações relacionadas ao CAIC e também às áreas da universidade que têm interesse em desenvolver projetos na cidade. "Conversamos também para realizarmos um projeto para urbanizar as ciclovias", pontuou a reitora.

 

Diálogo

Acompanhada pelo vice-reitor, Evandro Silva, pela pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Ozerina Victor de Oliveira, e pelo secretário de Articulação e Relações Institucionais, Fabrício Carvalho, a reitora manteve produtivos diálogos com a comunidade acadêmica durante os dois dias em que esteve no Câmpus de Sinop. Como a reunião com docentes do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), para tratar de pauta específica e outra com a nova equipe de trabalho do Câmpus. "Foi um momento muito rico. É com esse formato, articulação e diálogo que queremos envolver os quatro anos de gestão," finalizou.