Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Menor preço

Novo serviço da Nota MT facilita vida do consumidor

Consumidor pode buscar preços de produtos por localização e dia

Economia | 22 de Julho de 2020 as 11h 56min
Fonte: Lorrana Carvalho – Sefaz-MT

Foto: Assessoria Sefaz-MT

Economizar na hora das compras é um dos principais objetivos de todo consumidor. E foi pensando em facilitar o dia a dia dessas pessoas que a Secretaria de Fazenda (Sefaz), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), criou e disponibilizou o serviço “Menor Preço”, vinculado o Programa Nota MT. A ferramenta permite que os usuários avaliem os valores praticados por cerca de 100 mil estabelecimentos comerciais mato-grossenses.

Para utilizar a ferramenta é preciso ser cadastrado no Programa MT. O registro pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis. De acordo com a Sefaz, o acesso ao Menor Preço não é vinculado aos sorteios do Programa Nota MT. Sendo assim, aqueles usuários que não quiserem participar dos concursos podem fazer o cadastro no Nota MT apenas para utilizar a pesquisa de preço.

No Menor Preço, o consumidor pode pesquisar o valor de qualquer tipo de produto. Combustíveis, produtos alimentícios, equipamentos eletrônicos, móveis, artigos para casa, vestuário e calçados são alguns dos produtos que podem ser pesquisados. O resultado mostrado é obtido das notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais, com ou sem informação do CPF na nota.

Ao fazer a pesquisa de preço o usuário deve informar a descrição do produto ou fazer a leitura, com a câmera do celular, do código de barras. Alguns parâmetros de busca são disponibilizados para auxiliar o consumidor como: palavras chaves, município (localização), período em dias e valor máximo e mínimo. No caso do período, por exemplo, o usuário pode informar se quer buscar os valores das últimas 24 horas ou dos últimos 30 dias.

Utilizando a geolocalização e raio de busca, disponível apenas no aplicativo de celular, o Menor Preço fornece a localização exata do usuário, acompanhada de raio de distância para a procura de estabelecimentos. Nesse caso, são pesquisadas as notas fiscais dos estabelecimentos que estejam dentro da distância determinada em relação à geolocalização do cidadão.

Os resultados encontrados são ordenados com base no menor preço, similaridade da palavra chave com o produto, venda mais recente e localização do cidadão e do estabelecimento. Com isso, o consumidor poderá visualizar na lista ou no mapa os valores com detalhamento do endereço do comércio e horário da última venda.

“O Menor Preço considera a descrição de nota, ou código de barras informado na nota fiscal. O preenchimento dessas informações é de responsabilidade do estabelecimento, podendo dificultar a busca caso a descrição do produto comercializado esteja incorreta ou incompleta”, explica o superintendente de TI da Sefaz e analista da MTI, Ricardo Crudo.

Crudo ressalta ainda que o Menor Preço atualiza as informações dos valores praticados no mercado a cada 24 horas, durante o período da noite, buscando os dados das notas fiscais transmitidas e aprovadas pela Sefaz. “Para a pesquisa, é considerada a última venda de cada estabelecimento para aquele produto disponível na base. Ou seja, há um atraso de até um dia entre a venda de um produto e que esse valor esteja disponível para a pesquisa”.

É importante destacar que a Secretaria de Fazenda, por meio do Menor Preço, apenas divulga o valor dos produtos e mercadorias com base nas notas fiscais. Não há estímulo de consumo, indicação de qualidade ou de estabelecimento comercial. Além disso, pela legislação, não há obrigação do estabelecimento em praticar o valor exibido pela consulta. Cabe ao cidadão utilizar as informações disponibilizadas para avaliar as melhores opções para sua compra.