Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

MT registra 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária, diz consórcio

Casos em MT foram detectados entre dezembro de 2017 e janeiro deste

Economia | 20 de Janeiro de 2018 as 20h 26min
Fonte: G1 MT

Ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura | (Foto: Reprodução/TVCA)

Mato Grosso registrou 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária em seis municípios do estado. As informações são do Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença.

Os casos foram detectados entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano.

Tangará da Serra, município a 518 km de Sinop, registrou o maior número de casos. Ao todo, sete municípios tiveram ocorrências no período analisado. São eles: Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Diamantino.

De acordo com o consórcio, o fenômeno as chuvas ocorridas em agosto do ano passado deram nova sobrevida a plantas e propiciaram condições para novos ciclos do fungo.

A situação é considerada "preocupante face à proximidade do plantio da nova safra e da redução de eficiência de muitos fungicidas, incluindo fungicidas do grupo das carboxamidas"