Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Instituto aponta queda de 57% nas exportações de carne bovina em MT

De acordo com o IMEA, a redução ainda é reflexo da greve dos caminhoneiros

Economia | 13 de Julho de 2018 as 08h 42min
Fonte: G1 MT

Redução no abate em maio, acarretou queda na exportação, em junho | (Foto: TVCA/Reprodução)

Dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no início desta semana, apontam uma redução de 57% no índice de exportação de carne bovina, em junho de 2018, comparado ao mesmo período do ano passado.

Em junho deste ano, 9,4 mil toneladas de carne bovina foram exportadas pelo estado. Já em junho de 2017 foram 22 mil toneladas. Ou seja, 57% a menos.

Esse foi o menor desempenho nas exportações desde 2004, para o mês de junho.

De acordo com o superintendente do IMEA, Daniel Latorraca, essa queda ainda é reflexo da paralisação realizada pelos caminhoneiros, no mês de maio.

“A paralisação interferiu diretamente no abate de animais que, em maio, teve uma redução 18,5%. Consequentemente, tivemos menos oferta de produto para exportação no mês seguinte”, explicou ele.

Normalmente, Mato Grosso abate mais de 400 mil cabeças de gado por mês, segundo o instituto. E é o estado com maior rebanho bovino do país, com quase 30 milhões de animais.