Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 14 de Dezembro de 2024

Menu

Setor de veículos

Financiamento de veículos cresce 23,8% no 1° semestre de 2024 no Brasil e quebra recorde

Maior volume de financiamentos automotivos desde 2015 é puxado por alta na concessão de crédito e retomada da economia, segundo especialistas

Economia | 22 de Julho de 2024 as 23h 17min
Fonte: O tempo

Foto: Daniel Iglesias / O Tempo

O mercado de veículos novos no Brasil vive um momento retomada. No primeiro semestre de 2024, o volume total de financiamentos de carros, motos e caminhões atingiu 1,193 milhão de unidades, um crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse resultado representa o melhor desempenho para o período desde 2015, quando foram financiados 1,216 milhão de veículos. Os dados são da B3, a bolsa de valores de São Paulo.

 

Desempenho em alta

O crescimento foi impulsionado por diversos fatores, incluindo a maior disponibilidade de crédito por parte das instituições financeiras, a retomada da economia e a demanda reprimida por veículos.

Segundo Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência da B3, a alta na concessão de crédito foi fundamental para o bom desempenho do mercado. "Os bancos estão mais dispostos a financiar a compra de veículos, o que facilita o acesso dos consumidores", explica Ferro.

 

Especialistas projetam crescimento sustentado

O mês de junho também foi positivo para o mercado de financiamentos de veículos. Foram financiadas 205 mil unidades, um aumento de 14,5% em relação ao mesmo mês de 2023.

Desse total, 86 mil unidades corresponderam a veículos leves, com alta de 8% na comparação anual. Já o segmento de veículos pesados registrou o financiamento de 12 mil unidades em junho, um crescimento de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Com o cenário econômico favorável e a expectativa de continuidade na oferta de crédito, especialistas projetam que o mercado de financiamentos de veículos continue crescendo nos próximos meses. "Acreditamos que o segundo semestre também será positivo para o mercado, com um crescimento em torno de 10%", afirma Ferro.