Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Apelo

Entidades de Sinop pedem mais tempo para Reforma Tributária

Em carta entregue para deputado, 23 entidades pedem para adiar a votação da lei

Economia | 08 de Dezembro de 2016 as 18h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

Um clamor oficial, assinado por 23 entidades de classe, pela não implantação da Reforma Tributária do Estado, proposta pelo governador Pedro Taques (PSDB). Assim pode ser traduzida a carta de apelo entregue ao deputado estadual e membro da base governista, Dilmar Dal’Bosco (DEM), na tarde dessa quinta-feira (8), na sede da ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop).

O documento oficializa a posição de 23 entidades entre associações, sindicatos e conselhos, tanto patronais como religiosos, populares e regulamentadores. O grupo mobilizado que assina a carta é o mesmo que se mobilizou, em 2014, para discussão do novo Código Tributário de Sinop.

O apelo das entidades é para que os deputados estaduais adiem a aprovação da Reforma Tributária proposta pelo governo para que haja tempo hábil para discutir e alterar as normas estabelecidas pela nova legislação. Caso os deputados não consigam frear a tramitação, a recomendação expressa na carta é que “reprovem” a reforma. “As entidades representam toda a população de nossa cidade que vem, diante de vossas excelências, clamar por socorro e pedir que o governo do estado não massacre ainda mais o setor produtivo deste estado, um setor que gera emprego e renda e que não suporta mais aumentos de impostos. A Reforma Tributária de Mato Grosso não atende as necessidades da nossa sociedade, ela precisa ser melhor estudada e debatida, precisa ser ajustada e modificada e por isso é necessário mais tempo”, relatam as entidades em trecho da carta.

O documento admite a necessidade da reforma tributária no Estado, mas afirma que no modelo proposto prejudicará a classe empresarial e, por consequência, os trabalhadores assalariados. “Votar a REFORMA como ela está hoje é assinar o atestado de óbito de muitas empresas, a carta de demissão de centenas de empregados e os aumentos dos preços de milhares de serviços e produtos em um momento em que devemos pegar o caminho oposto, da redução, das contratações, dos incentivos, da vida”, transcrevem as entidades.

A carta é assinada pelas seguintes entidades: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), a Ordem dos Advogados (OAB), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Sindicato dos Madeireiros (SINDUSMAD), o Sindicato Rural, a Associação dos Criadores (ACRINORTE), a Associação Médica, o Conselho Regional de Odontologia (CRO), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AENOR), o Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (CODENORTE), a Associação dos Reparadores de Veículos (ARVES), o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA), a Associação dos Loteadores (AELOS), a União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros (USAMB), a Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Conselho de Engenharia (CREA), a Associação dos Arquitetos (Arquinorte), Associação dos Contadores de Sinop (ASCCONT), o Sindicato dos Jornalistas (SINDJOR), Lions Clube, Rotary Clube, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso (Creci/Mt) e as Lojas Maçônicas de Sinop.

A reforma

De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, Seneri Paludo, com a Reforma, a alíquota base de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) passa a ser fixada em 16%, sendo padronizada para os diferentes segmentos, com exceção da comunicação, combustível e energia que será de 27%, enquanto supérfluos, bebidas e cigarros em 25% e mais 2% para o Fundo de Pobreza, totalizando uma outra faixa com taxação de 27%.

O que mais preocupa a classe empresarial é a forma de recolhimento do tributo. Atualmente a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é feita por meio da chamada “estimativa simplificada ou carga média”, ou seja, é aplicado um percentual sobre as entradas de mercadorias no estabelecimento do contribuinte. Na proposta do novo sistema tributário, o imposto é cobrado sobre o consumo real. A ideia do governo é que dessa forma, a tributação seja igualitária para todos os setores econômicos, sem privilégios e com condições de igualdade de concorrência.

Se a reforma tributária for aprovada em 2016, ela possui, normalmente, um prazo de três meses antes de começar a vigorar no período fiscal seguinte, portanto seria válida a partir de março de 2017.