Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Artigo

Viagem começou com Fake News

13 de Maio de 2021 as 16h 54min

A partida da comitiva de Sinop que vai participar da Marcha a Brasília em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, começou com uma bela dose de Fake News aditivada. Antes dos manifestantes pegarem a estrada, o presidente do Sindicato, Ilson Redivo, discursou dentro de cada um dos dois ônibus. Quando falava aos presentes sobre os motivos da marcha, Redivo soltou uma das clássicas notícias falsas que circulam naqueles grupos de Whatsapp.

Redivo dizia aos presentes que um dos pleitos do manifesto era assegurar a democracia, através da manutenção da liberdade do indivíduo e do direito de ir e vir. Para justificar a ameaça existente na “liberdade” ele citou como exemplo o caso de um dono de lava-jato, em Maringá (PR), que foi impedido de trabalhar durante a pandemia e, segundo Redivo, foi preso e morreu. “Isso não é um ato democrático, é de ditadura. Nós vivemos em um país livre e não queremos ditadura”, assinalou ao final da fala.

Embora essa notícia falsa tenha circulado recentemente com mais força, trata-se de um fato ocorrido há mais de um ano, em abril de 2020. O dono de um lava-jato foi abordado por fiscais da Guarda Municipal de Maringá, que pediam o fechamento do seu comércio, em razão das medidas restritivas que estavam em vigor na época. Houve uma confusão e, ao conter o empresário, os agentes acabaram aplicando uma “gravata” no sujeito, que desmaiou brevemente. O Samu chegou a ser acionado, mas o empresário dispensou o atendimento – porque já havia acordado.

O dono do lava jato se chama Adriano da Rosa, 34 anos. Ele não foi sequer preso, quanto mais morto, como afirmou o presidente do sindicato de Sinop. O abuso de força e autoridade na ação foi alvo de um processo administrativo aberto pela prefeitura de Maringá.

A distância entre o que é fato e o que declarou o presidente do Sindicato é maior do que o trecho de Sinop a Brasília.

Pra quem tiver na dúvida, vou deixar o link do vídeo com a fala do presidente aqui embaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=Da9ATAUg7yw&feature=emb_imp_woyt

Jamerson Miléski

O Observador