Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Menu

Artigo

Uma enxurrada de lição de amor e de superação

16 de Outubro de 2018 as 12h 16min

Ele sobe na bicicleta de pneus largos determinado. O sorriso maroto denuncia um certo nervosismo. O equilíbrio é um obstáculo a ser vencido, mas a energia emanada pelos amigos ao redor lhe impulsiona. À frente, um amigo bate palmas e chama, norteando o ciclista que, sozinho, pedala, dando algumas voltas. Ele não passeia por ruas, calçadas ou gramados. Não há nada para ver a não ser aquilo que seu imaginário é capaz de inventar. Conduzindo por um cenário desenhado pelo seu cérebro, a partir do que escuta e sente, Ricaon da Silva, um dos atletas cegos da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (ADEVAS), pedala pela primeira vez. Vitória! Essa é a palavra.

Ricaon foi um dos participantes do 1º Desafio Pessoal para Iniciantes de 100 km realizado no último domingo em Sinop. O desafio é pessoal. Portanto este não é um evento de competição. A meta dos ciclistas é fazer 100 km de pedal no Triangulo das Bermudas da Brígida. São 6 voltas, cada uma com 16,6 km, em estrada de terra, com altos e baixos e com muito sol. A expectativa é que atletas experientes façam cada volta em 30 ou 40 minutos, já os iniciantes fazem a mesma volta em uma hora ou até mais.

Mais de 170 ciclistas se reuniram no salão da Brígida para a largada que aconteceu pontualmente às 6 horas da manhã. Entre os atletas, grande parte de Sinop, estavam representantes das cidades de Sorriso, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Matupá e Feliz Natal. A maioria escolheu o pedal como esporte e pratica durante a noite ou fins de semana. A média de idade era de 20 a 40 anos, mas também participaram crianças, adolescentes e idosos.

Seis atletas da ADEVAS também marcaram presença. Para garantir a participação deles uma bicicleta especial estava no trecho. Ela é formada por dois guidões, dois bancos e 4 pedais. Na frente ia um ciclista experiente, como guia. Na bike de trás um atleta com deficiência visual. Cada atleta completou uma volta de 16 km do Triangulo das Bermudas e conquistou uma medalha do desafio pessoal.

Mais do que um desafio de pedal a participação destes atletas mostra a total superação da limitação física e a alegria de viver estampada nos rostos de cada um. Ao lado deles a sensação é de sermos tão fracos e limitados, e é a força deles que impulsiona muitos dos atletas.

Além da turma da Adevas, que recebeu toda a renda deste evento para investir em mais bicicletas adaptadas e inserir os atletas em provas regionais e até nacionais, o Desafio contou com outras histórias de superação.

Como a idosa Cedila que mergulhou neste universo e tem praticado o esporte e deixado muito adolescente no chinelo com seu desempenho. No domingo ela completou os 100km do Desafio logo depois de ter completado 200 km do Pedal da Fé na sexta-feira.

E tão emocionante como as histórias individuais uma das maiores belezas do Desafio Pessoal para Iniciantes de 100 KM foi a equipe de organização e de voluntários que fizeram este evento acontecer. No caso de Dona Cedila durante todo o percurso ela foi acompanhada por “anjos”. Os Anjos são ciclistas experientes que estavam participando da prova, fazendo vácuo para os ciclistas participantes não sentissem muito a força do vento, dando apoio aos ciclistas iniciantes lhes motivando ou apenas estando ali, ao lado dos atletas, acompanhando eles para que, se algum problema surgisse, eles não estivessem sozinhos.

Durante toda manhã foi distribuído isotônico, água, frutas e doces para os atletas reporem as energias e se hidratarem. Uma equipe de mecânicos ficou a postos dando reparos nas bikes que por um motivo ou outro saiam danificadas do trajeto. Homens do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, da Guarda de Trânsito e da Policia Militar deram apoio a prova e estiveram espalhados pelo percurso em pontos de apoio para os ciclistas.

No final do desafio, alguns atletas fizeram os 100km, outros 83km, outros 66km. Alguns ficaram em 17 km. Não importa. Todos ganharam suas medalhas porque, de uma forma ou de outra, desafios foram superados e muitas lições de amor foram dadas. Volto para casa com a alma lavada, por ter visto um esporte tirando o melhor dos seres humanos, não apenas nos desafios pessoais de cada um, mas na imensa troca de camaradagem, de cortesia, de motivação e de carinho que vi entre os atletas. Que venham outras provas como esta, foi lindo!

Estiveram na organização deste belo evento dezenas de pessoas, parabenizamos todos em nome: Ademir Jose Fagundes, Lu Bloss, Luciano Bianchi, Johnny Clayton,  Tábita Samanta,  Luciana Parizotto, André Queiroz, Jussara Ana Mantovani, Flavio E. Antoniolli, Daiana Regina Correa, Bruno I.F. Silva, Rodrigo Alexandre Buzzi, Bruno Henrique da Silva Lorençon, Jaqueline Barrankievicz, Marcos Balbinot, Henrique da Silva Cervantes, Flávio Felix, Marcia, Edney, Vinícius B. Gonçalves e Família Moliane, e todos os demais.

 

Por Daniela Melhorança, Jornalista, Assessora de Imprensa, Empresária e Mãe de ciclista

Daniela Melhorança

Artigo

Jornalista, Assessora de Imprensa, Empresária