Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Menu

Artigo

Saúde Mental - Janeiro Branco.

28 de Janeiro de 2021 as 17h 08min

Dificilmente assumimos para as pessoas ao nosso redor que algo com a gente não vai bem, e muitas vezes elas nem percebe que não estamos legal, a máscara que nós nos obrigamos a usar, nos faz estar sempre pronto para um novo dia, a rotina diária de fazer o papel de pai, mãe, filho, empresário, trabalhador, estudante e etc, é maravilhoso e gratificante, mas isso não tem nada de belo e proveitoso, senão existir saúde mental. Aquilo que seria o maior motivo pra viver a vida diferente, pode ser a porta para o seu fracasso e tudo se tornar um fardo difícil e pesado para carregar.

Acredito que nunca falamos tanto em saúde mental como nessas últimas décadas, surgiram especialista em quase todas as áreas de psique humana, novos termos surgiram, comportamentos tem sido observados, autocontrole tem sido estimulado e o mundo parece florir aos que de fato conseguiram melhorar a vida dentro do contexto mental.

A (OMS) organização mundial de saúde ainda não criou uma definição oficial para o conceito de saúde mental, em via de regra associamos à doença mental, de fato os termos são muito parecido mesmo, e se não fosse um detalhe importante essa confusão seria maior ainda, para ter saúde mental você precisa de muito mais que ausência de doença mental, ou seja, você pode não ter nenhum transtorno mental e nem por isso ter saúde mental, vamos depurar:

Transtorno mental é um termo alusivo das doenças psiquiátricas que são classificadas de várias formas, são condições de anormalidade psíquica, mental ou cognitiva, e podem ter causas determinadas ou não, dentre tantas vejamos alguns exemplos:

TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) – Gera uma instabilidade psicológica, que se revela pela alternância de um estado de angústia e desânimo com impulsividade e extroversão algo como ciclagem de euforia seguida de um quadro depressivo.

TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) - Provoca sentimentos, pensamentos obsessivos e compulsivos que comprometem o equilíbrio emocional, afeta a execução das tarefas de rotineira, pode desenvolver obsessão como a lavagem das mãos constantemente e se justifica pelo medo descontrolado de contrair doenças.

Distúrbios Alimentares – É um desequilíbrio mental mais conhecido como:

Anorexia Nervosa: Visão distorcida da própria imagem no espelho, que é sustentada pelo medo excessivo de engordar;

Bulimia - contrário a isso, é o hábito de ingerir grandes quantidades de alimentos para, imediatamente induzir o vômito com a finalidade de eliminar as calorias que foram ingeridas.

Transtornos de Ansiedade - São caracterizados pelo medo sem causa aparente e geram preocupação excessiva com o que ainda não aconteceu e que talvez nunca acontecerá, responsável cada vez mais por afastamentos do trabalho.

Esquizofrenia – Grave, é um dos principais transtornos psicóticos, distúrbios da linguagem e a desorganização do pensamento, afeta a percepção da realidade e altera a expressão do pensamento e não há cura, somente tratamento.

Somatização – O paciente apresenta variadas queixas físicas devido às dores em diversos órgãos ou membros do corpo. Porém, essas sensações não são diagnosticadas em exames e nem facilmente explicadas pelos médicos, já que não apresentam nenhuma alteração clínica perceptível.

E a saúde mental? Como se caracteriza?

A primeira grande observação de pessoas mentalmente saudáveis é a compreensão de que:

- Não somos perfeitos, somos passiveis de erros e não se pode ter tudo para todos;

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmonizamos nossos, desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções que vivenciamos sendo bons ou ruins, mas que fazem parte da nossa vida aqui.

Além do entendimento que vivenciamos diariamente como as emoções, a alegria por ter sido promovido (a), amor pela companheira (o) que o Eterno presenteou, pela satisfação em me doar pelo melhor, pela tristeza em perder o ente querido, pela raiva ao ser contrariado (a), por ter sido deixado (a) para trás, frustração por não render tanto quanto dediquei, ou ser traído (a) por quem eu confiei.

Enfrentamos tantos desafios e mudanças da vida cotidiana, e naturalmente podemos não dar conta de tudo sozinhos, logo, precisamos reconhecer quando é hora de procurar ajuda, seja nas dificuldades para lidar com os conflitos, perturbações, traumas e nas transições importantes nos diferentes ciclos da nossa vida (infância, adolescência, adulta e velhice), bem como as questões de gênero.

Basicamente, humanos estão passiveis de tudo isso e portando passível de todo esse emaranhado buscando equilíbrio para se ter saúde mental.

Profissionais em todo o mundo tem se dedicado exclusivamente a entender, orientar, acompanhar e ajudar pessoas que reconhecem a necessidade de ajuda profissional, portanto, se percebeu que o mau humor de hoje cedo, a indisposição de ontem, as preocupações excessivas e o comportamento exaustivo de rotina, percebam-se as palavras duras que nunca observamos que saiu da nossa boca com a mesma facilidade que feriu nosso próximo e até quem amamos, ocorreu ocasionalmente ou não, pode estar tudo bem, mas também pode não estar, procure se observar melhor, ouvir seu companheiro, seus familiares, seus colegas de trabalhos, da escola, da faculdade e queixas frequentes sobre suas ações e comportamentos por menor que seja, pode ser sinal de que você precisa de ajuda e pode não ser pra você mudar nada em você como seu estilo de vida ou comportamento, mas para entender e aprender a conviver com as pessoas ao seu redor, independente de como elas sejam, portando, sugiro buscar ajuda profissional, psicólogos experientes, coaching, médicos psiquiatras, terapeutas, enfermeiros especialistas em saúde mental em geral pode te ajudar, recordem-se deles, podem fazer algo por você.

Doenças psiquiátricas com algumas que já foram ditas aqui devem ser tratadas por um médico psiquiatra, em especial as que necessitam do uso de medicação, já sua saúde mental pode ser tratada pelos especialistas também citados aqui e sem uso de medicação alguma, a reorganização de pensamentos exige lucidez e sem uso de drogas medicamentosas se faz até melhor, cada profissional de saúde mental deve reconhecer os limites de sua atuação e ao menor sinal que não vai bem, saberá como conduzir sem que o usuário sofra mais prejuízos.

Conto popular em 03 palavras: Isto vai passar.

Quando estiveres feliz demais, alegre demais, em uma situação confortável até demais, recorde que: isto vai passar. Isso te fará entender que por estar bem demais, você não perceba que as pessoas ao seu redor, podem não estar tão bem assim e, portanto não devem ser ignoradas ou humilhadas por você, afinal logo estará de volta ao mundo real e pode precisar de ajuda.

Quando estiveres triste demais, nunca que esqueça que: isto vai passar. Não há tristeza, não há mal, não há infelicidade que dure para sempre, na cultura Judaica a cada 07 anos os escravos eram libertos e isso lhes conferiam o poder de decidir se continuariam ou não na servidão a outros.

A propósito, este ano é múltiplo de 07, aos que acreditam, libertem-se, novos ares e novos momentos estão por vir, e não se esqueça de que a felicidade é um estado de espirito, pessoas sem recurso algum, são felizes com o que não tem, pessoas com muito não sabem aproveitar o que tem e a infelicidade os convém.

Dica importante: descubra o mundo que você não conheceu, estude-se e fale de você somente a quem deseja o melhor pra sua vida, não se incomode com o que vão pensar ou com o que vão falar, se incomode por não ter acordado feliz hoje, persiga a felicidade, ela pode estar nos mínimos detalhes que você ainda não percebeu.

#pactomundialpelasaudemental

https://janeirobranco.com.br/

 

*Manoelito Rodrigues é enfermeiro sanitarista.

Manoelito Rodrigues

Falando de Saúde