Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Artigo

O que é a fibromialgia?

12 de Julho de 2021 as 17h 29min

A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.

Impacto na Saúde
A FM é bastante comum, afetando 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas. Geralmente afeta mais mulheres do que homens e aparece entre 30 a 50 anos de idade, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos com FM.
As medicações são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com fibromialgia, para permitir a prática de exercícios físicos. Algumas medicações como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de sintomas diversos. Procure seu medico de confiança e realize seu tratamento.

Veja o vídeo sobre o assunto em nosso canal do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=ynjwK0_u0h0

*Dr. Kristian Barros, médico e ex-secretário de saúde de Sinop.

Dr. Kristian Barros

Artigo