Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Artigo

''O Banquete'' de Platão e a Hanseníase

26 de Janeiro de 2021 as 10h 29min

A Lei nº 12.135/2.009 institui datas importantíssimas para o nosso calendário, isso por que faz referência a doenças ainda endêmica para os países de terceiro mundo, dentre eles, o brasil, celebra assim:

No último domingo do mês de janeiro - Dia Mundial contra a Hanseníase;

Dia 31 de janeiro - Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase;

Como já dissemos em outro artigo neste mesmo canal, a hanseníase (antiga lepra) é uma doença infecciosa, contagiosa, causada por um bacilo M. leprae conhecida como Mal de Hansen ou popularmente como Mal de Lazaro.

Para que a transmissão ocorra é preciso que se mantenha contato próximo, contínuo e prolongado com o paciente que não foi tratado, após o contato a doença poderá se instalar dependendo das características individuais do sistema imunológico da pessoa infectada, aí teremos várias manifestações clinicas migrando em dois polos;

Primeiro é sintomático: e aí o paciente pode ter dores intensas, sensação de cansaço nos braços, pernas, sensação de formigamento, câimbras, perda de força, perda de pelo na área afetada, etc;

Segundo: ocorre principalmente, por lesões dos nervos periféricos e cutâneos com alteração de sensibilidade (não sente dor na área afetada), sendo este considerado um sintoma tardio, além disso, pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

Embora seja uma doença da pele se transmite pelas gotículas que saem do nariz, ou através da boca durante a fala do paciente contaminado, o que contribui muito para o caráter silencioso da doença é que depois da contaminação, ela pode ficar escondida ou adormecida no organismo de dois a sete anos.

Lembrando que as medicações para o tratamento dessa doença são adquiridas pela OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e MS (Ministério da Saúde), que distribuí para os estados e a posteriori aos municípios.

Não me sentindo motivado a me estender mais sobre as características da doença, te convido para ler a NOTA Técnica a seguir:

 

NOTA TÉCNICA Nº 25/2020-CGDE/.DCCI/SVS/MS

Assunto: Desabastecimento de medicamentos para o tratamento de Hanseníase - Poliquimioterapia Multibacilar Adulto (MBA) no Sistema Único de Saúde.

O Ministério da Saúde está em constante contato com a OPAS e OMS para que as remessas sejam entregues no Brasil ainda em dezembro/2020, com imediata disponibilização aos estados.

É extremamente importante que as atividades relacionadas ao diagnóstico de hanseníase não sejam suspensas e que os pacientes sejam orientados a aguardar a chegada do medicamento. Para isso, após a confirmação do diagnóstico, a ficha de notificação deve ser preenchida normalmente e armazenada na unidade de atendimento. O campo DATA DO INÍCIO DO TRATAMENTO deve ficar em branco. Após o reabastecimento da unidade, os pacientes devem ser convocados para receberem os medicamentos e a ficha de notificação deve ser complementada e encaminhada para digitação no órgão de vigilância epidemiológica hierarquicamente superior, de acordo com a rotina estabelecida pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Para os demais medicamentos do elenco de tratamento da hanseníase não há registro de faltas e as aquisições para o ano de 2021 estão ocorrendo normalmente.

Adicionalmente informamos que, no dia 27/11/2020, a SVS, por meio do DCCI, realizou uma audiência pública com produtores nacionais no intuito de viabilizar a produção da PQT no País. Estiveram presentes laboratórios públicos e privados, sociedades médicas e movimento dos pacientes. Até o dia 30/01/2020 os laboratórios encaminharão as propostas para continuidade do processo. O intuito do Ministério da Saúde é resgatar a autonomia da produção nacional desses medicamentos.

O Ministério da Saúde está monitorando a situação e orientará os estados a como proceder, assim que houver reabastecimento de PQT MBA.

 

Em decorrência desse conteúdo exibido, como forma de protesto, não tenho como comemorar nem os bons resultados, estudos, controle e ampliação do atendimento, para tanto, há apenas o que lamentar, pela interrupção no tratamento, pela ineficiência do sistema e pela imprevisão na regularidade dos tratamentos, e observar desastrosas consequências que poderão surgir por ai, pranteamos!

No dia internacional de combate a hanseníase, meus sinceros reconhecimentos pelo trabalho realizado pela equipe que atua em Sinop, que além da busca incessante de novos casos, agora tem pesquisa acadêmica com dados epidemiológicos importantíssimos apresentados a nível de Brasil, com programação inclusive na página oficial da SES-MT (Janeiro Roxo).

Que não se ofusque uma magnifica assistência embora haja tantas dificuldades onde se consegue externar o melhor do profissionalismo que existe entre vocês.

Entre as verdades e os mitos, como androgênio apartado por Zeus, seja o trabalho de vocês, que não se descanse enquanto não haver correição para que haja multiplicação de fazer e alcançar o inimaginável, esperança e cura.

Manoelito Rodrigues

Falando de Saúde