Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Menu

Artigo

Mendonça requisitou inquérito na PF sobre Boulos após pedido de deputado

29 de Setembro de 2020 as 09h 57min

Foi a pedido do ministro da Justiça, André Mendonça, que a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar uma postagem feita na rede social Twitter em abril pelo atual candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), segundo fontes consultadas pela coluna.

O ministro, por sua vez, acolheu um pedido do deputado federal José Medeiros (Pode-MT), um ferrenho defensor do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

O UOL procurou o Ministério da Justiça no início da noite desta segunda-feira (28), mas não houve retorno até o fechamento deste texto. A existência do inquérito na PF foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, da "Folha de S. Paulo".

Em 20 de abril, Boulos escreveu em sua rede social: "Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina..." Naquele dia, Bolsonaro havia dito, na saída do Palácio da Alvorada, que ele era a própria Constituição brasileira. Assim, Boulos fazia referência ao absolutismo francês do século 17, sintetizada na frase "o Estado sou eu", atribuída ao rei Luís XIV (1638-1715).

Medeiros provocou o Ministério da Justiça dois dias depois, em 22 de abril, quando o ministro ainda era o ex-juiz federal Sergio Moro. Ele deixou o cargo no dia 24 de abril. Dias depois, já no cargo de ministro da Justiça, o ex-advogado-geral da União André Mendonça enviou ofício sobre o assunto à Polícia Federal, que abriu a investigação. Segundo fontes consultadas pela coluna, Mendonça também enviou um ofício para a Presidência a fim de informar as medidas que foram tomadas.

A partir da requisição do ministro, a PF abriu um inquérito na DIP (Diretoria de Inteligência Policial), uma das seis diretorias vinculadas ao gabinete do diretor-geral do órgão.

Além do então ministro Moro, José Medeiros procurou o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, com pedidos semelhantes, nos dias 22 de abril e 1º de junho.

No ofício ao Ministério da Justiça, Medeiros perguntou qual a intenção da postagem de Boulos, se ele "pretende sugerir" que Bolsonaro "seja decapitado?" "É inadmissível que alguém faça uma insinuação desse tipo e não responda criminalmente por isso", escreveu o deputado federal. "O presidente Jair Bolsonaro sofre ameaças e incitações de morte diuturnamente por parte de artistas, deputados, ex-candidatos à presidência, como se fosse algo normal e aceitável. Aliás, esses agressores denominam tais atitudes como 'ódio do bem'", disse o deputado no ofício.

O advogado de Boulos, Alexandre Pacheco Martins, disse que as alegações do deputado não têm lógica e que a manifestação do atual candidato à prefeitura de SP não incitou nem sugeriu nenhum ato de violência, sendo apenas um comentário de cunho histórico.

"É tão absurdo, juridicamente falando, que apesar de toda a parte política que está por trás desse inquérito, ao final a própria Justiça, a própria Polícia Federal vão concluir que não tem justa causa, não faz sentido, não tem crime para ser investigado. É algo que naturalmente vai se encerrar. Já começa sem razoabilidade nenhuma", disse o advogado.

A Polícia Federal informou que "investiga fatos, e não pessoas" e que o inquérito segue sem conclusão e "sem juízo formado de convicção" a respeito de cometimento de algum crime.

 

*Rubens Valente é repórter desde 1989 e há 10 anos atua em Brasília. trabalhou em órgãos da imprensa de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se formou em jornalismo na UFMS (Universidade Federal do MS).

Rubens Valente

Artigo