Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Artigo

Cobogó

08 de Junho de 2015 as 18h 43min

Nas fachadas, ou no interior das casas, o cobogó é um exemplo de que: assim como no mundo da moda, as tendências vão e voltam na arquitetura.

“Curiosidade: a palavra cobogó é formada pela soma das iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores, os engenheiros Amadeu COimbra, Ernest BOeckmann e Antonio de GÓes.”

Elementos vazados são utilizados nas edificações há muito tempo. Inicialmente eram produzidos em cimento, hoje, reestilizados, os encontramos em madeira, cerâmica, resina, vidro, gesso, limestone, granito, mármore, e também em chapas metálicas. Fabricados com moldes ou painéis recortados à lazer, a tecnologia permite criações exclusivas.

Além da variedade de materiais, surgem cada vez mais desenhos, acabamentos e também aplicações para o queridinho da vez.

Sua principal função é dividir ambientes e ainda assim permitir a passagem de iluminação e ventilação. Esses elementos trazem privacidade visual sem privar os ambientes da luz do sol e daquele ventinho que, por sua causa, pode circular. Os efeitos gerados pela passagem da luz são ótimos, além do efeito decorativo das peças.

Aplicando elementos vazados em fachadas, é possível criar uma barreira visual à intimidade dos moradores e, ainda garantir um estilo personalizado para o cartão de visitas da sua casa. O hall de entrada, uma circulação escura, a divisória entre uma cozinha e uma lavanderia, são ambientes que recebem muito bem uma parede feita de cobogós.

Se você também adorou a ideia, Sinop conta com os trabalhos personalizados da Sta Luzia Molduras, na Rua das Nogueiras, 381, que produz divisórias em MDF, para áreas internas e em PVC expandido, para áreas externas, conforme o seu projeto. Mas se você gosta do ar mais vintage do bloco de cimento vazado, a Arquiteto Home e a Empório Portobello possuem diversas opções bacanas para o seu ambiente.

 

Cobogó 001

Cobogó 002

Cobogó 003

Cobogó 004

Cobogó 005

Cobogó 006

Cobogó 007