Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Menu

Artigo

Arquiteta dá dicas de como ajustar a iluminação de um ambiente

24 de Fevereiro de 2015 as 18h 40min
Fonte: Vanessa Dessbesell

Item fundamental, que compõe a decoração de ambientes, a iluminação é capaz de transformar um espaço. Se executada de forma correta, ela pode proporcionar a sensação de conforto visual específica para cada tipo de ambiente, ou seja, dar aquele ar intimista à um quarto, um clima aconchegante à um home theater e mesmo garantir maior funcionalidade à uma cozinha.

Uma boa iluminação é aquela que valoriza as características de cada ambiente e seu uso.

 

O hall de entrada é o cartão de visitas da sua casa. Ele merece uma iluminação que seja convidativa. Iluminação pontual com cores mais quentes que evidenciem itens da decoração, um quadro, o papel de parede ou mesmo uma planta que ganhem destaque na primeira impressão causada nos visitantes.

 

O ambiente de estar é onde queremos mais conforto para receber os amigos ou assistir um bom filme na televisão. A dica nesses casos é associar dois tipos de iluminação que tenham funcionamento paralelo. Por exemplo: uma luz mais uniforme e geral é acionada para aqueles momentos compartilhados com amigos e familiares e, para os momentos em frente à TV, é acionado um sistema de luzes mais indiretas, que podem ser compostas por nichos iluminados com fitas de LED, ou mesmo pontos focais com luminárias dicróicas. Se for o caso de um pé-direito mais alto, use e abuse das diversas opções de luminárias pendentes, que são também muito indicadas para as salas de jantar. Além de iluminar a área das refeições, os pendentes compõem a decoração da mesa de jantar de uma forma sempre muito bacana.

 

O quarto é o ambiente voltado para os momentos de descanso e relaxamento. A sugestão é trabalhar com cores de luz mais quentes, e uma iluminação mais indireta, que dê aquele ar de aconchego.

 

Cozinhas e banheiros pedem, em linhas gerais, iluminação mais difusa com luzes mais frias. Porém, não se pode deixar de criar nesses ambientes efeitos decorativos para evitar resultados como ambientes impessoais frios visivelmente. Pendentes acima de bancadas na cozinha, além de darem destaque ao item decorativo que é a bancada, iluminam de maneira mais direta os alimentos na hora das refeições. Já no banheiro são indicadas arandelas, ou pontos de luz na parede, pois este tipo de foco evita sombras, sendo assim uma ótima solução para a hora da maquiagem ou mesmo do barbear.

 

Inspire-se com as propostas de iluminação abaixo!