Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Artigo

A hegemonia corintiana, torcidas mistas e o time de Dunga

21 de Novembro de 2015 as 12h 09min

Todo Poderoso Timão

Corinthians merecidamente levantou o caneco do Brasileirão. O time sobrou no campeonato, foi de uma regularidade incrível. E o título, me parece, será o pontapé de uma possível hegemonia no futebol brasileiro. A notícia da venda dos naming rights da arena, e a grana que a emissora que detém o futebol no país promete injetar no Timão nos próximos anos só reforça esse idéia. Será difícil formar planteis melhores que o do Corinthians, que não vão encontrar dificuldades para tirar estrelas das outras equipes. Algo semelhante com o que acontece em alguns países da Europa. Tomara que isso não ocorra, será a última pá de cal para enterrar de vez o futebol brasileiro.

 

Torcida mista

São Paulo e Corinthians tentaram criar um espaço para torcidas mistas. Não deu. Avaí e Figueirense fizeram um esforço. Nada. A mistura de colorados e gremistas num mesmo espaço em um estádio é exemplo ao Brasil e ao Exterior. O Gre-Nal 408 deste domingo abre o mesmo espaço aos torcedores. Tudo começou em março passado no Estádio Beira-Rio, como um dos poucos legados deixados pela Copa do Mundo do Brasil de 2014. O Mundial mostrou que o convívio amistoso entre rivais em dias de clássico faz bem. É civilizado. O futebol não precisa de torcidas organizadas, mas de torcedores comuns, fãs de futebol e não de MMA. Afastar os hooligans, evitar que eles contaminem o ambiente, é um dever, pura obrigação. Quem ainda precisa de torcida organizada no estádio? São os mesmos grupos que praticam a violência antes, durante e depois dos jogos, no interior e fora dos estádios, nas estações de trem e na dos ônibus, nos bares e nas esquinas. Que diferença a presença dessa turma faz?

 

Luz no fim do túnel

O Brasil não só venceu o Peru como, descontando as fragilidades do adversário, jogou uma boa partida, especialmente no segundo tempo. Douglas Costa foi o dono dos 90 minutos, das melhores ações, das jogadas mais qualificadas. Marcou um gol. Foi garçom. Parece que Dunga começa a encontrar um time depois de 16 meses. Cercou Neymar, discreto outra vez, com um trio hábil, inteligente, ofensivo e veloz, Willian, Douglas Costa e Renato Augusto, com Elias e Luiz Gustavo mais atrás. Gil substituiu David Luiz com grande vantagem. Mirada cresceu. O goleiro Allison mostrou a segurança habitual. Há uma luz por aí.

 

Mistérios da nova copa

Pouco tem se falado nos últimos dias sobre a Copa Sul-Minas-Rio. Não se tem notícia sobre o contrato de TV. Não se sabe se os clubes jogarão respeitando leis. Enfim, gostaria de saber mais sobre este assunto.

 

BATE-BOLA

Você sabia que...o vasco tem 94% de chances de voltar a disputar uma Série B?

Você sabia que... o literalmente novo goleiro titular do Milan tem apenas 16 anos? Gianluigi Donnarumma já é considerado o novo Buffon pelos italianos. Tem até o mesmo nome do grande arqueiro da esquadra azurra.